É com muita alegria que ficamos sabendo que a atriz Eve Penha será uma das homenageadas do 13º Festival de Teatro EncontrArte, festival que já faz parte da cena cultural da Baixada, se firmando como um dos principais eventos regulares da região.

Eve Penha - atriz Duque de Caxias

 

Formada em pedagogia pela UERJ, Eve Penha estudou com Augusto Boal no Centro de Teatro do Oprimido (CTO) e abraçou a arte como ofício em 1968, quando participou da peça Quem Casa Quer Casa, de Martins Pena. Integrou o lendário Teatro de Abertura Lúdica (TAL), de 1975 a 1977, e com este grupo ganhou o Prêmio Molière pelo espetáculo Sacos e Canudos, de Dedires Dembrós, em 1976. O TAL era formado, em sua maioria, por atores de Duque de Caxias e ensaiava no Teatro Armando Mello.

Eve atuou em mais de 30 espetáculos desde que começou na carreira. Participou de workshops e palestras ministradas por Amir Haddad. Atualmente integra a Companhia de Arte Popular. Foi atriz do curta-metragem Queimado, do cineclube Mate Com Angu, direção de Igor Barradas.

Eve administrou o Teatro Armando Mello de 1991 a 2004; e foi animadora cultural em diversos CIEPS de 1983 a 2012.

 

MAIS SOBRE A 13ª EDIÇÃO DO ENCONTRARTE

A 13ª edição do Festival de Teatro EncontrArte, que acontecerá de 18 a 27 de setembro em Nova Iguaçu, é um marco na história do evento, pois trará pela primeira vez um grupo internacional, da Argentina. Além da Compañia La Caravana, vão participar grupos da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, companhias cariocas e da Baixada. Todos os 23 espetáculos adultos e infantis serão gratuitos e apresentados em praças de bairros, no teatro SESC Nova Iguaçu e no teatro Sylvio Monteiro, do Complexo Cultural de Nova Iguaçu.

A arte que se faz nas ruas, que quebra barreiras e propõe uma aproximação entre público e artistas é a tônica desta edição do festival, através da homenagem aos diretores Augusto Boal e Amir Haddad. Boal criou o Teatro do Oprimido e Amir fundou o grupo Tá na Rua. O ator Marco Nanini, internacionalmente conhecido por seu trabalho no teatro, no cinema e na televisão, e a atriz Eve Penha, que é ligada à região, completam a lista dos que receberão o troféu do festival.

Com patrocínio da Petrobras desde 2006, o festival administrado por Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa sempre realiza uma maratona teatral. Este ano o EncontrArte, um dos eventos mais importantes do Estado na área, recebeu o prêmio Funarte para Festivais, o que possibilitou as apresentações nos bairros e conta com o apoio da TV Globo.

Mostrando que a arte derruba todos os limites, inclusive os geográficos, o EncontrArte receberá grupos da Bahia – Grupo Território Sírius Teatro e Grupo Salto Alto Investigações Cênicas-; Minas Gerais – Grupo Maria Cutia -; do Paraná – Cia Miiller de Teatro de Bonecos -; Rio Grande do Sul – Grupo Trompim Teatro-; São Paulo – Grupo Lamini CAC, Cia Teatral Amado Amado e Palhaço Bisgoio; da Argentina – Compañia La Caravana.

Os realizadores vão convidar o público para escolher o nome da mascote do festival. No ano passado os espectadores votaram pela internet e presencialmente decidindo a figura que representa o festival. E para comemorar os 13 anos ininterruptos do evento, acontecerá também a exposição fotográfica “Retratos do EncontrArte”, com curadoria da empresa EncontrArte, realização do SESC RJ e parceria da Funarte.

Alziro Xavier, Marcele Pontes, Mazé Mixo, Getúlio Ribeiro e Paulo César Rega, profissionais que cobriram o evento ao longo de mais de uma década, escolheram fotografias que mostram a visão particular de cada um sobre alguns dos mais de 200 espetáculos que passaram pelo EncontrArte. A exposição fotográfica “Retratos do EncontrArte” será aberta dia 17 de setembro, às 13h, na galeria do SESC Nova Iguaçu, e continuará até 26 de outubro, de terça a sábado, 9h às 20h, e domingos e feriados, 9h às 18h.

E do dia, 27 de setembro a 27 de outubro, na galeria do Complexo Cultural de Nova Iguaçu, sempre de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. O endereço é Rua Getúlio Vargas, 51, centro.

A PROGRAMA COMPLETA PODE SER CONSULTADA EM WWW.ENCONTRARTE.COM.BR

 

SERVIÇO

13º Festival de Teatro EncontrArte de Nova Iguaçu

Data: 18 a 27 de setembro de 2014

Locais: SESC Nova Iguaçu e no Complexo Cultural de Nova Iguaçu

SESC Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá

Complexo Cultural de Nova Iguaçu – Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu

ENTRADA FRANCA

Agendamento de espetáculos: Tel 021 – 97343-0151 e 021 – 3066-0054


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube