Uma coisa muito bacana também do Festival que o cineclube Mate Com Angu tá promovendo é o concurso Baixada 1 Minuto. A votação tá rolando através do botão Gostei do Youtube.

Pra quem quiser dar uma olhada nos concorrentes e votar, essa é a lista. A votação fica aberta até às 19h do dia 31 de maio de 2017, que é o dia da premiação, do encerramento do Festival e da festa dos 15 anos do Mate 🙂

Tua Vontade – de Marcos Maciel.
Na baixada fluminense, apenas vontade não é sinônimo de realização, uma oportunidade pode ser determinante para quem quer chegar em algum lugar.

Dois Lados – de Carol Vilamaro
Existem dois lados da história de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Um lado é o ponto de vista da mídia, o outro de quem vive na cidade. Qual é o seu?

Ser Criança – de Victor Gracciano
Simples assim.

Na Praça – de Thaís Costa e Thais Oliveira
A praça é um espaço onde tudo e todos se encontram. Um dos cartões postais da Baixada Fluminense, é nela e ao seu redor que a vida acontece, abrigando ali a história de várias gerações.

Somos_Todos_B.X.D – de Isabella Tavares e Pamela Ohnitram
O curta gira em torno do olhar de uma jovem baixadense que deseja expressar sua admiração pela ações culturais, pelo território e pelas pessoas que a cercam. Ela só deseja mostrar um pouquinho diante do tanto que a baixada a representa.

É Longe ou Demora pra Chegar? – de Nelsinho Pacheco
Quem sabe, sabe.

Cidade do Amor – de Sandro Garcia
O amor espalhado pelos pontos de ônibus de Belford Roxo.

A Casa de Prestes – de Vampierre
O Sr. Pedro Pereira Almeida, morador do Parque Nacional da Taquara/Duque de Caxias na Baixada Fluminense, apresenta a casa que segundo ele fora refúgio de Luis Carlos Prestes.

N é Meu Lugar – de Lu Brasil
O Olhar da periférica Lu Brasil sobre o emaranhado de Shoppings que existem em Duque de Caxias (alguns deles). Sempre entra e sai desses lugares, mas n reconhece como parte do seu lar.
“N é o meu lar” é uma pequena parte do mapeamento afetivo que ela está fazendo sobre sua vivência na BF e em especial Duque de Caxias.