Novo lançamento do livro da professora Marlucia Santos de Souza

0

A onda de transformações de significados pela qual a Baixada vem passando nas duas últimas décadas tem, sem dúvida, uma parte considerável de um esforço concentrado de historiados, professores de História e entusiastas memorialistas da região, sobretudo um grupo baseado na Feuduc, faculdade situada no segundo distrito de Caxias.

Desse grupo, a professora Marlúcia Santos de Souza é uma das ativistas da linha de frente, que vem pesquisando e difundido ferramentas importantes para se entender a região hoje. E dos textos mais fundamentais para se entender Duque de Caxias, um dos mais destacados é “Escavando o Passado da Cidade : História Política da Cidade de Duque de Caxias“, dissertação de mestrado da professora e mestre Marlucia Santos de Souza, de 2002, pela UFF.

Muito do que se produziu de conhecimento histórico sobre a cidade na última década teve como referência esse texto, generosamente distribuído de modo informal pela autora. No texto, Marlúcia desvenda as relações de poder que ajudaram a constituir o corpo da política da cidade, principalmente as origens do autoritarismo e das lutas anti-opressão. A partir de uma pesquisa extensa que traz, por exemplo, desde os documentos que apresentam a força dos quilombos do região até apontamentos sobre a obra de Santos Lemos, jornalista, delegado e escritor que registrou em seus livros o dia a dia punk de Caxias nas décadas de 50, 60 e 70. Junto com Dos Barões ao Extermínio, uma história da violência da Baixada Fluminense, do professor José Claudio Alves, Escavando o Passado da Cidade é daquelas leituras chamadas obrigatórias sobre Duque de Caxias.

A versão agora em livro foi lançada no último dia 30 de abril, dia da Baixada, o que acabou concorrendo com vários eventos comemorativos da ocasião. Mas agora o livro será lançado no Instituto Histórico da cidade nesta segunda-feira, dia 09/06, e a oportunidade é muito muito bem-vinda.

.

SERVIÇO

Dia 09/06/14, 18h30min

Instituto Histórico Vereador Tomé Siqueira Barreto

Rua Paulo Lins, 41, subsolo da Câmara Municipal

 

escavando-o-passado-


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.