A primeira TV Comunitária do Brasil é de Duque de Caxias e essa incrível história agora virou livro, que será lançado na próxima sexta-feira, dia 30 de abril, dia da Baixada.
O livro é fruto da pesquisa de mestrado do cineasta Rodrigo Dutra e é o primeiro estudo sobre o que foi o fenômeno da TV Olho no início da década de 1980.
Através de uma busca dedicada e cuidadosa, Dutra consegue trazer à tona uma importantíssima história esquecida, reconfigurando tudo o que se sabia a respeito das TV´s comunitárias brasileiras surgidas naquele período.

O livro sucede a realização de um documentário lançado em 2019, com roteiro e direção do próprio autor.

A live de lançamento do livro será às 16h nos canais da Dutra Filmes e da página da TV Olho no Facebook.

Sinopse do livro:
TV OLHO: A HISTÓRIA DA PRIMEIRA TV DE RUA DO BRASIL é um livro que conta a trajetória da primeira TV local que surgiu no Brasil. Fundada em Duque de Caxias/RJ em 1981 foi veiculada através de um telão com projetor e televisores montados em cima de uma cabina de metal em Praça Pública e também por uma Kombi equipada com projetor e sonorização que percorria os bairros mais distantes. De caráter popular e inédito, arrastou multidões para assistir sua variada programação, podendo ser considerada  também a primeira TV Comunitária do Brasil.

TV Olho
TV Olho em ação na Praça da Emancipação, a Praça do Relógio, no centro de Caxias
Rodrigo Dutra, cineasta e agora escritor também

 


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube