Lançamento de livro sobre a incrível história de Mahommah Gardo Baquaqua

Nessa quinta-feira, 15/05, vai rolar na cidade o lançamento de um livro que conta uma história quase inacreditável sobre Mahommah Gardo Baquaqua, um homem muçulmano que viveu no século XIX e tem uma história de vida que beira o surreal, cheia de reviravoltas, uma história de super-heroi, praticamente.
Baquaqua foi sequestrado na região onde hoje é o Benin, na África, e trazido ao Brasil, tendo vivido em Pernambuco e no Rio de Janeiro, antes de fugir para Nova Iorque e iniciar um périplo que envolve o Canadá, Haiti e depois a África de novo.
Ele é autor de uma autobiografia, que vem a ser o único registro escrito feito por uma pessoa que foi escravizada no Brasil. Um material, portanto, riquíssimo para a pesquisa histórica nas Américas.
O livro, aguardado há anos, é de autoria do nosso parceiro professor e pesquisador Nielson Bezerra em conjunto com o também professor e pesquisador canadense Paul Lovejoy. Aliás, Lovejoy, historiador renomado, especializado na história da África e da diáspora africana, foi orientador de mestrado de Nielson.
O lançamento está marcado para as 18h30min e vai contar com um papo com os autores.
A Febf/Uerj você sabe né, fica ali na mítica Vila São Luís, no primeiro distrito de Caxias 😉