Documentário “Amuleto” participará da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

0

 Primeiro longa-metragem do Mate Com Angu revisita o clássico “O Amuleto de Ogum” (1975), de Nelson Pereira dos Santos, filmado em Duque de Caxias

O documentário “Amuleto”, dirigido por Heraldo HB e Igor Barradas, do cineclube Mate Com Angu (Duque de Caxias) participará da Mostra de Tiradentes, no dia 27 de janeiro, às 18h, no Cine Teatro, com a presença dos diretores, produtoras e outros membros da equipe técnica. O filme, que fez sua estreia nacional no Festival do Rio, na Première Brasil – Competição Documentário, será distribuído pela Filmes do Estação.
Realizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Amuleto revisita a história de “O Amuleto de Ogum” (1975), clássico de Nelson Pereira dos Santos, a partir da perspectiva da periferia que ajudou a construir o filme. Com 93 minutos, o documentário revela como cineastas e trabalhadores do audiovisual oriundos das classes populares foram fundamentais para a realização de uma obra que se tornou marco do cinema brasileiro, em pleno período da ditadura militar.
A narrativa acompanha a trajetória de Chico Santos, cineasta caxiense que sonhava em filmar histórias inspiradas no banditismo local, e seu encontro com Nelson Pereira dos Santos, que resultou em uma equipe heterogênea reunindo jovens de classe média engajados politicamente e técnicos da Baixada Fluminense. Cinquenta anos depois, os diretores retornam às locações originais, promovem exibições do filme para o público atual e realizam uma extensa pesquisa em arquivos, imagens e jornais da época
O longa revisita o clássico “O Amuleto de Ogum” (1975), de Nelson Pereira dos Santos, filmado em Caxias, e resgata memórias de artistas da Baixada Fluminense como Chico Santos e Erley José, mostrando que a região não apenas serviu de cenário, mas também foi protagonista do cinema brasileiro. No elenco as participações são de: Nelson Pereira dos Santos, Jean-Claude Bernardet, Jards Macalé, Chico Santos, Erley José, Severino Dadá, Tizuka Yamazaki, Luiz Carlos Lacerda, Emmanuel Cavalcanti, José Cavalcante, Ney Santanna, Angela Santos, Rui Santos, Flávia Daiana, Marlucia Santos de Souza, Tonico Pereira, Antonio Urano e Eldemar de Souza. Participação especial: Ednaldo Santos.
Gravado entre bairros de Duque de Caxias e a Cinelândia dos trabalhadores do cinema popular – bilheteiros, lanterninhas, operadores de cabine e público das grandes salas – o filme é um manifesto sobre a força do cinema feito fora do eixo tradicional, trazendo entrevistas inéditas, arquivos raros e homenagens a nomes como Anecy Rocha, Laurita Sant’anna e Tizuka Yamazaki.
A roteirista Luisa Pitanga destaca a representatividade da estreia:“Já estava mais do que na hora do cinema da Baixada Fluminense estar presente nos principais festivais e mostras brasileiros. O cinema da periferia é pulsante e não tem volta.”
A seleção para a Mostra de Tiradentes é “a confirmação de que o cinema feito na Baixada Fluminense tem força, história e um futuro promissor. E ainda celebra o resultado de anos de luta e resistência do Cineclube Mate Com Angu, que, através da exibição de curtas e da oferta de oficinas de cinema, fortalece o audiovisual no território “, comemora Heraldo HB.
Além da história que resgata as raízes do cinema periférico, Igor Barradas revela que ‘Amuleto’ tem um elemento surpresa: “uma trilha sonora original que dita o ritmo e a emoção, convidando o público a uma jornada sonora inesperada”, conta.
Nascidos e criados em Duque de Caxias, Heraldo HB e Igor Barradas pesquisam o cinema da região há cerca de 20 anos e integram o Cineclube Mate com Angu, coletivo responsável por ações de exibição, formação e produção audiovisual na Baixada Fluminense. Parte dos personagens registrados pelo documentário faleceu ao longo dos anos de filmagem, tornando Amuleto um registro único e definitivo dessa história.
Exibição: 27/01/2026, às 18h – Cine Teatro (Tiradentes/MG)

Sinopse: A história de “O Amuleto de Ogum”, filme de Nelson Pereira dos Santos de 1974, a partir da perspectiva de Duque de Caxias, revelando de que maneira artistas periféricos também sonharam o cinema brasileiro. É um ato político que mostra como a periferia não apenas foi representada, mas também produziu contra todas as probabilidades.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Nelson Pereira dos Santos, Jean-Claude Bernardet, Jards Macalé, Tizuka Yamazaki, Chico Santos, Erley José e outros.
Direção: Heraldo HB, Igor Barradas
Roteiro: Luisa Godoy Pitanga, Heraldo HB, Igor Barradas
Pesquisa: Francisco Serra Grande
Produção: Sabrina Bitencourt, Giordana Moreira, Igor Barradas, Aurora Eyer
Empresa Produtora: Circular Filmes
Empresa Coprodutora: Cineclube Mate Com Angu
Direção de Fotografia: Igor Cabral
Montagem: Josenstein, Igor Barradas
Edição de Som: Ricardo Mansur
Trilha Sonora: Orkestra Popular Barracão
Som Direto: Victor Tigronez, Anne Santos, Pedro Moreira, Marina D’Ávila
Figurino: Gabriella Marra
Designer Gráfico e Motion: Misa Gonçalo
Distribuição brasileira: Filmes do Estação

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.