Dia 25 de março é o Dia Municipal do Folião de Reis, data cravada pela Lei n° 2621 de 07 de abril 2014, criada para valorizar o povo que leva essas bandeiras tradicionais com grande orgulho (uma delas, a Flor do Oriente, tem 152 anos de existência, veja você…).
E é uma Lei que mais uma vez passou em branco na cidade. A data que poderia ser um dia altamente festivo no calendário da cidade só foi lembrada mesmo pela própria galera guerreira das folias.
A propósito, Caxias foi a sede da Frerja, Federação de Reisado do Rio de Janeiro, entidade que era pilotada com devoção pelo ator e produtor Edgar de Souza, e que chegou a ter quase duas mil folias filiadas no Estado. Só para ter uma ideia, até 1998, estimava-se que em cerca de seiscentas favelas do Rio, havia pelo menos uma. E segundo depoimentos do Seu Edgar, só Caxias teve por volta de dez folias. Aliás, Seu Edgar era tido por muitos como chato nos meios culturais, o que eu achava injusto. Muitas histórias nessa história aí.
A sede da Federação ficava em uma sala do edifício da Av. Duque de Caxias, 207, alugada pela prefeitura municipal. No comecinho dos anos 2000 a instituição foi desalojada e todo seu acervo (bandeiras, documentos, fotos, roupas) foi jogado no lixo pela proprietário do imóvel; na época a alegação foi falta de pagamento do aluguel. Nunca soubemos ao certo e na verdade só recebemos a trágica notícia vários dias depois do fato consumado. Me lembro da tristeza do meu amigo André de Oliveira, na voz e no olhar, quando soube do ocorrido e foi ao meu encontro para contar. Infelizmente, a Cultura nunca foi prioridade na cidade.
Deixo aqui uma saudação especial a três pessoas que representam com intensidade essa manifestação: a alferes Nôra Moraes e o mestre Rogério, do Reisado Flor do Oriente, e o mestre Bokinha, amigo poeta que puxa o Reisado Flor da Primavera.
Saúde e vida longa. Viva a Cultura!


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.