campo do tricolor - mangueirinha - duque de caxias rj

Histórias, sonhos, ponto de referência local ,essas são poucas de infinitas palavras que descrevem o charmoso Campo do Tricolor, localizado na favela da Mangueirinha de Duque de Caxias. Nem Vinícius de Morais relataria com tanto amor o que este campo esportivo representa para a população local. Não tem Petra nem a Grande Muralha da China, o campo do Tricolor tem um significado tão grande que ser considerado como uma das 7 maravilhas para o morador local seria mera coincidência.

Com mais de 40 anos de história o campo é sede do campeonato do Tricolor,é difícil falar do campo sem associá-lo ao campeonato. Com certeza os fundadores dos times rivais União FC e Tricolor FC que era o time mandante e pioneiro neste gramado, não sabiam que na chegada do século XXI, verdadeiras batalhas seriam disputadas neste gramado sintético o fazendo como um caldeirão, que deixariam qualquer torcedor frequentador do Signal Iduna Park ou Celtic Park de queixo caído.

Se sentimentos definem o campo do Tricolor também não pode faltar o do torcedor, que faz o caldeirão ferver a cada ataque do seu time e um dos torcedores/membro da comissão técnica que sintetiza bem toda essa sensação é o Bamba,carinhosamente apelidado pelo elenco do time do Durval de Presidente.” Ano passado chegamos do mesmo jeito, a campanha foi melhor do que a deste ano,mas carrego comigo até hoje e os que estavam no ano passado também, a decepção que a gente teve quando chegamos no mata-mata. Erramos onde tivemos que errar,ficou para trás. Hoje é outro ano,temos que esquecer tudo que aconteceu, o que antes de qualquer coisa acertamos e fazer uma outra história. No livro da vida você não vê falar dos covardes e sim dos heróis, então tem heróis aqui comigo, está na hora de escrevermos uma nova página, não é só tentar e sair como muitos falam,vocês tem condições de jogarem em bons times,abraçaram um propósito que a gente carrega a muito tempo e vocês fizeram que hoje eles olhassem para nós com outros olhos. Escutei muita coisa essa semana toda, mas é porque os caras estão nos desmerecendo. Eu passei e fiquei em casa vários dias pensando, até sobre o que falar aqui, na verdade os caras estão com medo de nós. Mas hoje vocês tem o poder de mudar tudo,a gente pode até perder essa p…, mas sair daqui com cabeça erguida e quando deitar na cama,todo mundo pensar, ficar com aquele receio de que poderíamos ter melhorado nisso ou naquilo,não! Meu irmão, vi meninos chegarem aqui ano passado,hoje são homens. Meu irmão, a hora de agarrar a oportunidade é agora,a hora de mostrar que somos homens é agora,ano passado falavam que éramos meninos,este ano mudou.” Essas foram palavras citadas por Bamba , seguidas da música “Tá escrito” do Grupo Revelação, durante a preleção no jogo válido pelas quartas de final do campeonato. O time com certeza se alimentou deste emocionante momento e colocou o coração na ponta da chuteira,culminando na importantíssima vitória por 1×0 diante do Pau Rolou.

O Durval foi eliminado posteriormente na semifinal pelo Natureza Viva o qual perderia a finalíssima do campeonato daquele ano de 2017 para o Raça Negra.

As emoções nos momentos finais de cada partida, no grito de gol e nas frustrações de uma eliminação também são bem representadas, nas disputas de torcidas, chegando a serem bem retratadas em mídias locais como o Jornal O Patrono, de Duque de Caxias e pelo canal do YouTube Zé Corneta TV, principalmente da torcida do La Máfia.

Para muitos um gol do seu time de várzea favorito vale mais do que o gol do seu time profissional pois o time local carrega toda uma história e vivência de uma rua, desde crianças que jogavam bola na rua juntas até a construção deste time formado pela força do tempo que a amizade vai carregar. Se o destino pudesse, talvez uniriam só mais uma vez Tom Jobim e Vinícius de Morais para descreverem juntos assim como fizeram com total maestria Garota de Ipanema, o sentimento do torcedor do campo do Tricolor.

A diversificada paixão de torcer se divide nos 16 times por campeonato entre outros adjacentes que aparecem em cada ano ,como o antigo Raça Negra FC, fundado em 1985,no seu arque rival histórico Bob Marley FC, no time fundado no início do século XXI Durval FC ,o recém incorporado e bem estruturado La Máfia ,entre outros.

Contudo, devido a questões administrativas e atualmente pandêmica o campeonato do Tricolor está parado desde 2018,quebrando a sequência dos respectivos campeões desde 2016 La Máfia FC, Raça Negra FC e Bob Marley FC, porém se o momento atual é de ficar em casa nada mais justo relatar essa pérola composta de amor e paixão futebolística que fazem pulsar como uma La Bombonera lotada o nosso glorioso campo do Tricolor, o qual sempre será a sétima maravilha do morador da favela da Mangueirinha de Duque de Caxias.

campo do tricolor -  mangueirinha - duque de caxias rj

Campo do Tricolor visto do alto da Mangueirinha (fonte Wikipedia)

Pedro Vinícius Lobo Gomes

Morador da favela da Mangueirinha, vascaíno e integrante do Movimenta Caxias e do pré-vestibular comunitário +Nós 

More Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.