Quem passa pelo calçadão de Duque de Caxias, ali no cruzamento da Nilo Peçanha com a José de Alvarenga, intriga-se com a figura de uma negro forte, com a feição voltada para o alto e com uma lança sobre a cabeça: é o Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão e contra o preconceito no Brasil. Esta estátua é o reconhecimento das reivindicações das instituições do movimento negro pelo poder público municipal. Anteriormente em seu

Anteriormente, em 1988, em seu lugar foi instalado um busto deste mesmo líder. Mesmo ano em que foi aprovada a nova constituição que, depois de muita luta, colocaria fim a um período ditatorial.  Lutas relacionadas aos ventos democráticos da década de 80 e que se relacionam a outras ocorridas em todo o Brasil.

O busto ali instalado foi esculpido pelos artistas Ni Nascimento, Jamaica Neiva e Maurício Neiva. Após ser retirada ficou sobre o abrigo de uma das instituições ligadas ao movimento negro caxiense. Em 2003 foi cedida ao Instituto Histórico da Câmara Municipal onde está exposta.

Desde sua instalação, no mês de novembro, grupos e instituições do movimento negro, representantes de religiões de matrizes africanas, do catolicismo e evangélicos ali se reúnem numa grande celebração do Dia da Consciência Negra.

Nestas comemorações a imagem do Zumbi é lavada, são realizadas várias apresentações artísticas, palestras, projeção de filmes, degustação da culinária afro-brasileira e uma missa aculturada na Igreja de Santo Antonio. Missa católica com elementos simbólicos da cultura afro: caxixis, milho, pipoca, cantos afros, atabaques e outros instrumentos. É a celebração do sincretismo brasileiro e das conquistas contra o preconceito e contra o racismo numa cidade étnicamente negra.

Em 1998, através da Lei 1.394, apresentada pelo vereador Zumba foi criada a Semana das Artes Negras Contemporâneas e instalada a estátua de Zumbi no lugar do busto. Ela ainda ampliou as atividades comemorativas referentes a Semana Nacional de Consciência Negra e Luta Contra o Racismo e Preconceito.

Quem agora por ali transitar pode perceber que, em meio ao frenesi consumista, existe um importante ícone da cultura brasileira, símbolo de aspectos sócio-culturais de nossa cidade que, ironicamente, se chama Duque de Caxias.

Estátua de Zumbi dos Palmares em Caxias


Alexandre Marques

Alexandre Marques é professor de História. Contato: alxmarques@ig.com.br

More Posts

3 thoughts on “Zumbi dos Palmares de Duque de Caxias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.