Em uma cidade onde as boas ideias ou são perseguidas, ou morrem à míngua por falta de apoio ou são  solenemente ignoradas, causa até comoção encontrar algo tão legal quanto o Lineduc (Linux Educacional Duque de Caxias), projeto exitoso começado em 2009.

Lineduc é uma distribuição Linux otimizada para ambiente educativo, customizada para a cidade de Duque de Caxias e muito, muito bem empacotado e funcional. A equipe de desenvolvedores que cuida do sistema é composta por dois professores, Eduardo Augusto e Filipo, e dois técnicos, Eduardo Paiva e Franklin, ligados à Secretaria de Educação do município, mais precisamente à Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, coordenada por Eustáquio Cauper – e o projeto ainda conta com o auxílio de professores da equipe educacional.

É baseado no Ubuntu, distribuição Linux que é a materialização de um esforço mundial de muitos anos para que o Linux pudesse chegar a disputar com o Windows o lugar de preferido nos desktops do usuário final. As facilidades de instalação, a ampla compatibilidade de drivers e formatos, o dual boot, e uma comunidade solidária e de bem com a vida, são apenas alguns dos elementos desse sucesso, demonstrado nos números de crescimento do sistema operacional do Pinguim pelo mundo a fora. Se essa informação te soar estranha, recomendamos dar uma atualizada em seus conceitos… 😉

Nesse tempo de existência, o sistema já foi usado em mais de 100 escolas da rede e a equipe tem sido procurada até mesmo por outras cidades, interessadas em também ter o “seu” Linux. A propósito, a distribuição é considerada um case de sucesso em todos os eventos sobre tecnologia e Educação do país, principalmente pelo ambiente atrativo, pela facilidade de uso e instalação. É mais um daqueles casos de sucesso e reconhecimento mais fora do que na própria terra…

O Lineduc se encontra na versão 2.0 e, segundo a equipe de desenvolvedores, o suporte continua mantido. Há disponível um repositório próprio e ele vem sendo alimentado, inclusive com atualização de kernel; no momento está sendo desenvolvido um novo painel de controle para instalação de programas.

(Nota técnica: na seção de desenvolvimento do sistema, há uma otimização no kernel que tem possibilitado rodar o Lineduc até mesmo em um AMD K6II. Ou seja, isso é a possibilidade de “ressucitar” um monte de Pcs antigos por aí. Yeah!).

É isso. Ficamos felizes em descobrir algo tão maneiro e conceituado produzido em Duque de Caxias. Parabéns à equipe e votos que o Lineduc tenha vida longa e promissora.

 

***

 

Para baixar o Lineduc: http://forum.lineduc.ctics.sigeduc.info/viewtopic.php?f=2&t=382

Para consultar arquivos, dúvidas e tutoriais: http://forum.lineduc.ctics.sigeduc.info/

Nesses vídeos dá pra ter uma ideia do bichinho funcionando:

 

 

 

 

Aproveitando o assunto… Pra quem não viu, vai aqui o vídeo de comemoração dos vinte anos do sistema operacional Linux, com legenda em português. 🙂

 

 

 


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube