Campanha VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: NÃO SOU OBRIGADA!

No dia 25 de novembro, mulheres vão às ruas! É o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres. A data foi escolhida no Primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe, em 1981, como homenagem à “Las Mariposas”, codinome utilizado em atividades clandestinas pelas irmãs Mirabal, militantes da República Dominicana, brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960.

Uma em cada três mulheres no mundo já sofreu algum tipo de violência, cerca de 120 milhões de meninas já foram submetidas à violência sexual e mais de 133 milhões de mulheres e meninas já sofreram mutilação genital, de acordo com dados da ONU.

Quando fazemos um recorte territorial, a Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, onde Roque Pense! está na rua, é registrado a cada 5 horas um caso de estupro, de acordo com o Instituto de Segurança Pública. Pelos mesmos dados, as cidades de Nova Iguaçu e Duque de Caxias estão no ranking estadual com os maiores índices de casos notificados de violência contra as mulheres.

Por isso o coletivo Roque Pense! está lançando sua campanha “Garotas, Roque e Novas Ideias”, que será uma série de ações para o enfrentamento da violência doméstica na juventude, que rolam até a terceira edição do Festival Roque Pense!, em março de 2015, com oficinas, debates, exibição de filmes e a apresentação de 12 bandas de rock, todas com os amplificadores ao máximo pra gritar contra a violência doméstica.

A campanha que se inicia neste dia vai colocar uma lupa na violência doméstica vivenciada por jovens em seus cotidianos, desde a questão da Cybervingança, a violência do lar, casamento servil entre outras situações de opressões. A campanha é colaborativa, com a participação de artistas, produtoras, ativistas e coletivos, como forma de debater e visibilizar esse tipo de violência, construindo uma cultura antissexista com o protagonismo de quem vive esse cotidiano. Serão artes visuais, graffitis, vídeos, encontros, e muito rock! Se você esta a fim de participar só entrar em contato e partir para o rolê com a gente!

Viver sem violência é um direito de todas nós!

.

Links:

www.roquepense.com.br

https://www.facebook.com/roquepensex


Giordana Moreira

Produtora Cultural, fundadora da Roque Pense! rede de Mulheres Produtoras Culturais, e cria da Baixada Fluminense de onde faz rock, cultura urbana e feminismos para o mundo.

More Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.