Pra homenagear essa data fundamental para o país, um post especial: uma das cartas que a educadora Armanda Álvaro Alberto enviou a seus alunos da Escola Regional de Meriti, a nossa querida Mate com Angu.

Um exemplo de que autoritarismo nenhum impede a força dos ideais sinceros.

 

Carta Armanda Álvaro Alberto

 

.

Rio, 1 de março de 1937

Meus queridos alunos da Escola Regional de Meriti. Como não posso ir hoje até ahi para receber vocês todos no dia da reabertura da nossa escola, ao menos em pensamento quero estar perto de vocês.

Sei que D. Zulmira e D. Dulce vão fazer tudo para que vocês não sintam a minha falta. E sei que vocês também vão fazer um esforço muito grande para trabalhar, para estudar, para brincar, para viver na escola como se eu fosse aparecer de um momento para outro e abrir os braços, dizendo o que sempre digo quando chego aí: bom dia, meus passarinhos!

Meus queridos alunos: não há de custar muito a chegar o dia em que vocês vão me ver de novo. Enquanto esse dia não chega, quero ter a certeza de que vocês se lembram de mim: quero receber cadernos com exercícios bem feitos por vocês, todas as vezes que o professor Edgar for dar aula aí.

Lembrem-se mais uma vez de que em nossa escola todos os alunos são irmãos, brancos, pretos e mulatos: quero ver todos juntos, ajudando-se um ao outro, brincando sem brigar.

Tudo o que vocês quiserem de mim, é só pedir por carta, que para vocês faço com alegria o que é possível fazer. Que cada semana, um aluno, ou mais de um, me escreva, contando tudo o que se passa aí: excursões, jogos, comissão de cada um, doenças etc.

Escutem: organizem as comissões de trabalho muito direitinho, por eleição. Só podem votar os alunos de 10 anos em diante. Os menores podem ser votados, porem não podem votar. Muito cuidado com o Museu, com os livros, com a vitrola. E o nosso jardim? As nossas árvores de frutas? as nossas flores?

Para as mães do Circulo de Mães e para todas as mães dos meus alunos, mando um abraço de amiga.

Para vocês, minhas crianças, todo o carinho de sua professora muito amiga

Armanda

Carta enviada por D. Armanda Álvaro Alberto da prisão política na Enfermaria da Casa de Correção para ser lida aos alunos no primeiro dia de aula no ano de 1937.


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube