Sobre política e o valor da amizade sincera

3

Muito já se escreveu ao longo de séculos na literatura e na ciência política acerca da solidão do poder, do isolamento existencial do governante da vez, encastelado geralmente em seus devaneios de perpetuação do poder, no receio de perda das benesses e das bajulações. Mas na minha humilde interpretação deste fenômeno costumo chamar mesmo é de falta de amigo. Sim, parece simplista, mas não creio que seja. Amigo, amigo mesmo, amigo meeeeesmo, é coisa rara pra quem confunde um cargo circunstancial com o resto da vida de verdade lá fora, e que vive cercado de tudo quanto é tipo de interesses, todos loucos pra exercitar, ao menor descuido, a velha e conhecida rasteira… Excluo daí, logicamente, os monarcas que assumem tronos por laços familiares tradicionais, sangue azul, essas porras. (Se bem que, em geral, vários dos políticos mandatários acabam se achando imperadores de alto coturno…).

Essas reflexões me vieram por motivos ligados ao momento político de Caxias, principalmente porque dia desses o Amiguzito foi visto andando sozinho pelos arredores da câmara municipal, semblante pensativo, cara amarrada, possivelmente refletindo sobre os rumos de seu governo – o que pela minha interpretação, pode significar o remoer da falta de amigo, amigo de verdade…

Isso fez me lembrar de quando o Uóston era prefeito, vitimizado pelo mesmo problema… cercado de seus cambonos tidos como fiéis, como sempre o sentimento de que tudo vai bem, de que seu governo é o máximo, quê isso chefe, isso são intrigas da oposição e coisa e tal… O mesmo rame-rame de sempre. Pois bem: aí vem a eleição pra deputado em 2008, no meio de seu mandato, e o Amiguzito crava acachapantes 204 mil votos, se elegendo inequivocamente nas barbas do Batoré…

Daí é o que deve ter rolado: que nada, chefe, fica tranquilo, esquenta não, quê isso, o governo tá indo ótimo, que mudar nada, mudar pra quê, deixa o povo falar, tu tá bem, tá firme, o povo tá contigo e por aí vai. O resto da história foi o previsível: sujeito perde a eleição no primeiro turno… E é bom lembrar: com apoio das máquinas municipal, estadual, federal e Universal…

Mas, o mais atual e emblemático exemplo desse fenômeno é mesmo o que tem vivido o Amiguzito. Veja só e pense comigo: sem entrar aqui no mérito da relevânvia e urgência, a prefetura vai e começa uma série de obras de remodelagem do centro, colocando tijolinhos novos, palmeiras imperiais, essas coisas de paisagismo e tals. Mas, numa cidade com problema crônico e histórico de falta d’água o que resolvem construir logo no centro da cidade? Um monte de chafariz!! Sim, chafariz – e mais de um… Isso é o que chamo de falta absurda de amigo… Sabe aquela coisa de não ter ninguém pra chegar no particular, no cantinho, e dizer: pô, rapá, faz isso não… vai pegar mal demais… logo chafariz? Mas tem mesmo que lembrar ao cidadão que falta água na cidade?…

É isso, amigos: falta de amizade verdadeira. Isso deve ser chato.

 

***

 

Aproveitando o assunto amizade, lembrei também da sutileza do parceiro G., esse sim daqueles que não tergiversa e diz a verdade doa a que doa.

Há uns anos começou a aparecer um monte de carro na cidade com adesivo de um tal Beto, Um Amigo. Dizia-se que o tal Beto, Um Amigo, estava bem cotado pra vereança, com chances reais, que o cara era o cara mesmo, o que acreditei devido à quantidade expressiva de adesivos rodando por Caxias com o nome e o epíteto da pessoa. Pois bem: faltando alguns meses para o processo eleitoral alguém vai e mata o sujeito…

No que o amigo G., com sua sutileza de javali selvagem, manda na lata numa roda de conversa lá no Elite: “é, gente, alguém não era amigo do Beto…” 🙂


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

3 thoughts on “Sobre política e o valor da amizade sincera

  1. Só uma coisa eu não consegui entender, no texto do HB. Então o Zito caminhava solitário, nas proximidades da Câmara. Talvez estivesse refletindo sobre o rumo de seu governo… E aí a minha dúvida: Zito já aprendeu a caminhar e refletir ao mesmo tempo?

  2. As vezes acho que não sei certas coisas somente pelo fato de não saber o que foi dito por alguém que já não está entre nós.
    Verdade que nem toda sapiência dessas terras baixas pode provar a veracidade dos fatos narrados por quem detem o poder. Porém, não tenha dúvida que o desejo de falar o que penso e o que sinto (mesmo sem entender esses sentimentos) é tão importante quanto aquele beija-flor fazendo a dança dos cisnes com a flor mais bela do jardim. Preciso de afeto. Não posso ficar igual ao amigozito, sem ninguém que me diga o óbvio, um braço que estenda a mão.

  3. Na classe política não existe amizade de verdade, duvido muito!
    A política baseia-se desde o princípio nos jogos e manipulações de interesse de um grupo seleto, desde os primórdios, e hoje nada mudou.

    Amizade não é um privilégio de quem circula pelos arredores do poder e da política. Talvez por isso a grande maioria procura enriquecer… sem se importar com nada, sem refletir sobre qualquer conseqüência que esse enriquecimento ilícito pode causar ao povo que acreditou em suas palavras. Quando não oferecem um pedaço de pão ou uma bolsa familia para matar a fome do povo por hoje.

    Abre aspas… (ouçam Titãns e lembrem-se da política do bicho do mar que virou mártir para o povo brasileiro!) hehea

    Bebida é água.
    comida é pasto.
    você tem sede de que?
    você tem fome de que?
    a gente não quer só comida
    a gente quer comida, diversão e arte.
    a gente não quer só comida,
    a gente quer saída para qualquer parte.
    a gente não quer só comida,
    a gente quer bebida, diversão, balé.
    a gente não quer só comida,
    a gente quer a vida como a vida quer.

    Fecha aspas!!!

    Reflitem!
    Fernando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.