Roda Livre de Caxias – 40 anos de Capoeira, Cultura e História

2

Se quando você ouve falar em capoeira logo vem à sua mente a Bahia, talvez você esteja precisando rever seus conceitos… Falo isso porque uma das capoeiras mais famosas e respeitadas no mundo é… Em Caxias! Pois é, isso mesmo, a despeito de quem acha que Caxias não tem tradição cultural.

E um dos principais motivos disso é a Roda Livre de Caxias, que acontece ininterruptamente há quarenta anos na Praça do Pacificador – mesmo agora quando a praça não existe mais.

Para marcar a data, vai acontecer na cidade um evento de comemoração, de 8 a 11 de agosto de 2013, que terá na programação exposição de fotos traçando a história da Roda e seus Mestres, Oficinas, Rodas, palestras, bate-papos e noites culturais. Um grande encontro que promete marcar a Cultura na cidade, agora em agosto.

A Roda Livre de Caxias reúne capoeiras de todas as vertentes na roda de rua que mantêm fundamento e tradição e o evento será uma oportunidade incrível para conhecer os Mestres que seguram a onda da roda, entre eles, Mestre Russo (o “zelador” da roda), Peixe, Angolinha, Rogério, Cobrinha, Jurandir, Manoel, Baba, Pedrinho, além de vários mestres convidados.

Recomendo esse evento à população em geral, mas principalmente para quem é de Caxias e às vezes não consegue ver a potência cultural que é a cidade.

Aliás, além do fator cultural, esse assunto me toca em particular também porque já brinquei na arte da capoeiragem hehe. Quem me vê gordinho assim hoje pode não acreditar, mas já fui aluno do Mestre Angolinha, a quem admiro e tenho como mestre até hoje, quando suas aulas eram em um sobrado na rua Henrique Ferreira Gomes, em meados dos anos 90. E dindin lá vai viola…

Para quem quiser mais informações sobre o evento dos 40 anos da Roda Livre de Caxias, existe uma página no serviço facebook (https://www.facebook.com/pages/Roda-Livre-de-Caxias-40-anos/389581211136119) ; tem e-mail da produção (caxias40anos@gmail.com) e para aqueles que quiserem ajudar financeiramente o evento, há uma vaquinha virtual também.

Viva os Mestres!

.

.

Mestres capoeira Caxias

.

Mestre Russo e  Mestre Peixe. Foto: Marina Buzanovsky
Mestre Russo e Mestre Peixe. Foto: Marina Buzanovsky

.

Mestre Angolinha
Mestre Angolinha.

.

Roda Livre de Caxias - Capoeira

.


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

2 thoughts on “Roda Livre de Caxias – 40 anos de Capoeira, Cultura e História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.