Deu na Globo: Parceiro do RJ mostra problemas em Caxias por falta de saneamento

1

Para quem não viu a matéria do RJTV que foi ar no último dia primeiro de março…

Chuvas intensas espalham esgoto, lixo e doenças pela região.
Moradores elevam o piso das casas para evitar que a água entre.

Aqui link original: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/parceiro-rj/noticia/2012/03/parceiro-do-rj-mostra-problemas-em-caxias-por-falta-de-saneamento.html

Aqui o vídeo:

Aqui o texto:

A falta de um sistema de saneamento adequado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tem causado problemas de saúde a moradores da região. Eles têm contato frequente com esgoto, lixo e entulho que são espalhados quando as chuvas são mais intensas.

A dupla de Parceiro do RJ de Duque de Caxias, Flávia Freitas e Felype Bastos, foi ao local para saber o que os moradores têm feito para escapar dos problemas.

O pescador Neco, que mora próximo ao Rio Chacrinha, tem manchas vermelhas por todo o corpo e diz que surgiram por causa do esgoto que é espalhado quando o rio sobe. “Vem do rio, dessas águas poluídas”, afirmou Neco enquanto mostrava o ombro cheio de marcas.

Alguns moradores têm aumentado a altura da entrada de suas casas para evitar que a água do rio entre em períodos de chuva. “Eu tive que levantar 40 centímetros. Levantei a sala, os quartos e a cozinha”, afirmou a dona de casa Ana Paula Peixoto.

“É muito triste todo ano chover e a gente não dormir direito. Qualquer chuvinha, a gente perde tudo”, lamentou a dona de casa Maria de Lourdes.

O secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia, afirmou que um programa de saneamento básico foi desenvolvido e a Cedae havia se comprometido a concluir a ligação das redes de esgoto até as estações de tratamento. Já a Cedae afirmou que sua obrigação se restringe a fornecer água à região, mas que está concluindo uma estação de tratamento na Pavuna, que atenderá também a Duque de Caxias, e deve entrar em funcionamento em dezembro de 2012.

Sobre o lixo nos rios, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afirmou que os equipamentos de limpeza que seriam utilizados foram emprestados à Região Serrana após a tragédia das enchentes em 2011, mas que algumas máquinas teriam ficado com a prefeitura de Caxias.

A prefeitura de Caxias informou que o Inea havia emprestado três escavadeiras de médio porte, mas que isso não seria suficiente para o tamanho da área a ser limpa. Além disso, o Rio Saracuruna, que é o maior da região, não pode ser limpo com equipamentos deste porte, de acordo com a prefeitura.

Ainda segundo a prefeitura, foi feita a limpeza do canal Guanabara, que corta o bairro Chacrinha. A prefeitura informou que esse trabalho precisa ser feito periodicamente e que há poucos equipamentos para isso.


1 thought on “Deu na Globo: Parceiro do RJ mostra problemas em Caxias por falta de saneamento

  1. Só para esclarecer: Saneamento básico é caracterizado por um conjunto de ações, tais como, captação, adução, tratamento e distribuição de água; coleta, tratamento e destinação final de esgoto; coleta, tratamento e destinação final de lixo e controle de vetores ( Ratos, baratas, etc…)
    Duque de Caxias tem problemas em todas essas áreas, mas a matéria se refere basicamente a esgotamento sanitário. Em Caxias o contrato de concessão com a Cedae se limita distribuição de água, ou seja, o esgotamento sanitário, no que se refere à coleta, é responsabilidade da Prefeitura.
    A fiscalização de despejos poluidores nos rios da baixada, e em todo o Estado, é de responsabilidade do Inea.
    O que ocorre é que nenhum dos órgão públicos cumprem efetivamente sua função e quem paga o preço é a população. Por outro lado, os órgão não cumprem sua parte exatamente porque não sofrem a devida pressão da sociedade, infelizmente.
    Espero que num futuro próximo a gente não se limite a assistir as possíveis “denúncias” da Globo, mas atue efetivamente para muda este quadro, inclusive, elegendo gente responsável ao invés do bando de borra botas postos no poder pelo voto popular e que jamais trabalham com foco no interesse coletivo… 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.