Ambiental e seu lixo: zero de respeito ao meio ambiente!

2

Fui convidado por moradores, que me ligaram em desespero, a visitar o bairro Figueira, em Duque de Caxias. Mais precisamente nos arredores da empresa AMBIENTAL LIXO ZERO. O que vi, ouvi e senti foi aterrorizante, indigno: um mau cheiro insuportável, essa empresa é um deposito de lixo constante, com chorume no chão, trabalhadores sem equipamentos básicos, desrespeito aos moradores vizinhos que, após a instalação dessa empresa, têm sua saúde e bem estar violados pelo constante e terrível mau cheiro. Só para que o leitor tenha uma ideia, eu fiquei pouco menos de 3 (três) horas no entorno da empresa, ouvindo relatos desesperados dos vizinhos e sai dali com ardência nas vias nasais e dor de cabeça. Fico imaginando aquela população que é obrigada a suportar aquilo todos os dias, com esse martírio já durando anos. Infelizmente a prefeitura de Duque de Caxias, através da sua secretaria de meio ambiente, está omissa em relação ao caso, transferindo a responsabilidade para o Ministério Público, este, por sua vez, também prorroga o prazo de funcionamento daquele lixão que se chama empresa por sucessivas vezes.

Os moradores organizaram abaixo-assinado, tentaram diálogo com a empresa, buscaram a prefeitura, a Justiça e nada. Cabe agora, ampliarmos a denuncia para que toda Duque de Caxias saiba desse desrespeito ao meio ambiente e a saúde dos moradores da Figueira.

Fiz algumas fotos e vídeos do local e da mobilização. Peço, sensibilizado com o que vi e senti, que repassem essa notícia com toda força e meios que puderem. A dignidade e bem estar dessa gente já tão sofrida pela carência de serviços públicos básicos – como rua calçada, por exemplo – precisa ser amenizada com a interdição desse lixão travestido de empresa.

É hora da prefeitura e demais governos, tomar vergonha na cara e, além de impedir que aquela empresa funcione, trate aqueles moradores como cidadãos e restaure a dignidade violada pela quase total ausência de políticas públicas. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça! Quem tem coração para partilhar, que compartilhe!

 

 


Uma das diversas residências que divide muro com a empresa do mau cheiro. 


Moscas, ratos e baratas se proliferam no entorno da empresa Ambiental Lixo Zero 


Denúncia de proliferação de mosquitos e casos de dengue, inclusive com mortes 

Autorização de funcionamento dada no governo anterior

 

O desrespeito da empresa com a comunidade e o meio ambiente. Com possui licença?

 

Prefeitura já deu auto de interdição e depois liberou a empresa para funcionar, sendo que esta não mudou nada. Perguntar o por que ofende?

 

Abaixo assinado dos moradores contra os desmandos dessa empresa na Figueira

 

Lixo de tudo quanto é tipo e chorume no pátio da empresa Ambiental Lixo Zero

 

 

Vídeos:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=q2WuA5G8Bdk&feature=player_embedded[/youtube]

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p0kstFhKnyo&feature=player_embedded[/youtube]

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EXHKnjpb_kk&feature=player_embedded[/youtube]

 

Veja mais no blog www.fabiopereira.wordpress.com

 

.


Fabio Pereira

http://fabiopereira.wordpress.com/

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

2 thoughts on “Ambiental e seu lixo: zero de respeito ao meio ambiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.