Este é um testemunho do que vivi.

Começa sábado, 15/01/2010, ao levar uma pessoa que sentia fortes dores na coluna, ao posto 24h de Parque Equitativa.

Bela placa do modelo de gestão de saúde sem médicos!
Bela placa do modelo de gestão de saúde sem médicos!

Tudo é muito bonito por fora. A começar pela placa do posto. Enorme e bela! Deve ter quase uns dez metros.

Porém, ao entrar, vejo quatro funcionários de branco, sentados e dois seguranças.

Explico a situação e uma moça diz que não tem nenhum médico ali.

Daí, eu espantado e tranquilo, pergunto:

– Então porque o posto está aberto?

Ela, com visível nervoso, responde:

– Para te dar essa informação!

Retruquei:

– Desperdício de dinheiro público!

Percebi que o posto é a cara do governo municipal: um governo de maquiagem, que tenta esconder uma triste e doente realidade.

Sai de lá, no final da tarde de sábado e fui ao Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, na Washington Luiz. O principal hospital de Duque de Caxias e único hospital geral.

Chegando lá, o primeiro atendimento já tenta te convencer a não ser atendido:

– Não tem ortopedia funcionando no momento, apenas um clínico geral. O máximo que ele poderá fazer é diagnosticar um medicamento para a dor.

Fomos ao clínico, nada resolvido. Como a dor não era tão grande, a paciente resolveu levar apenas o encaminhamento – que não encaminhava para lugar algum – para ortopedia.

Fiquei assistindo a auto promoção do prefeito com dinheiro público. No período que esperava, aquela imagem apareceu umas dez vezes. Pensa…

Tela-tela...
Tele-tela...

Ontem, terça, 18/01/2011, fui novamente ao Moacyr do Carmo com a pessoa. Sentia fortes dores. O quadro agravou-se sobremaneira. Chegou aos prantos no hospital, passando mal, vomitando. O número de pacientes aumentava e só dois médicos atendiam.

Este é o primeiro vídeo que fiz, cerca de 1h30min depois que cheguei:

Logo depois do primeiro atendimento, novamente foi informada que não haveria ortopedia para aquele caso, somente trauma (deu vontade de falar: ‘Mais traumatizados que a gente não existe!’).

Passou um medicamento e pediu que retornasse após um determinado tempo para o efeito.

Segui com a pessoa para a sala de medicação. Nos corredores, as paredes sujas e descascadas, o chão encardido e com sangue. Cadeiras enferrujadas, sujas e rasgadas. O cheiro? Melhor não falar…

Saúde em Caxias

Saúde em Caxias

Saúde em Caxias

Olha este corredor do hospital! Era neste local onde aquelas pessoas que estavam na frente do hospital (foto anterior), por não ter mais médicos atendendo, iam de uma em uma para este corredor. O médico que as atendia, atrás deste balcão que aparece no início do corredor, usava máscaras.

Repito: um único médico atendia todas estas pessoas do corredor e todas da foto anterior. Um único médico atendia no único hospital geral de um município com quase um milhão de habitantes.

Não é a toa que, a primeira médica que nos atendeu esta noite falou, sem pestanejar:

-Esse hospital devia fechar!

Não acho que ele tem que fechar, pelo contrário, precisa virar um hospital.

Claro que, depois dessa última foto, houve um burburinho geral entre alguns funcionários e fui escoltado por um segurança até a saída do hospital.

Sai de lá quase às 3h da manhã. Lembrando, cheguei pouco depois das 21h…

Obs.: Tem mais alguns vídeos que ilustram bem as denuncias que fiz da péssima condição do hospital, mas já são quase 6h da matina e não aguento mais… Depois posto. Perdoem também os erros de escrita…

_

É bom que se diga também, que este desgoverno é continuidade de outro. As principais disputas em jogo no município é de nomes, não de projetos. Infelizmente, esse governo que aí está é uma continuidade de projeto do anterior, por mais que eles briguem pelo poder. Ambos foram governos de maquiagem que em nada mudaram significativamente os índices sociais de Caxias. Aliás, a briga é essa, por poder, não por projetos verdadeiramente democrático e popular.

Esse vídeo ilustra bem a história desse hospital:

Fabio Pereira
Matéria publicada originalmente em www.fabiopereira.wordpress.com


Fabio Pereira

http://fabiopereira.wordpress.com/

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

1 thought on “A saúde doente em Duque de Caxias

  1. É brabo. tb estive na UPA de Botafogo e vi uma situação bem ruim. Funcionários de má vontade, nem aí se o caso era grave ou não. A saúde no Brasil é muito delicada e é para poucos na medida que a saúde pública não funciona e quando funciona é muito precária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.