A Luta Pela Preservação Patrimonial em Duque De Caxias

0

O Decreto 6734 de 27 de dezembro de 2016 reconhece o imóvel e o entorno da atual Escola Alvaro Alberto, herdeira da riquíssima experiência histórica e educacional da Escola Regional de Meriti / Mate com Angu, como Patrimônio Material da cidade de Duque de Caxias.

Mas luta da preservação dessa edificação, importantíssima por si só, também está intimamente ligada a defesa da única área verde remanescente no centro da cidade que está seriamente ameaçada pela pavorosa proposta de instalação de um monstruoso Shopping.

O Tombamento da escola, com uma área de proteção em seu entorno de 50 metros garantida por lei, representou uma esperança de preservação dessa importante área ameaçada. Um terreno onde a cidadania, que luta em sua defesa, propõe instalar um Parque Ambiental e Patrimônial, no qual espécies nativas da flora local e informações históricas sobre a cidade e a região poderiam ser apresentadas e ofertadas a população duque caxiense numa área onde lazer, entreterimento e conhecimento caminhariam juntos.

Essa bela vitória construída coletivamente no entanto precisa ser aprofundada para que não ocorram retrocessos. Esse Tombamento é importante por si só, mas também tornou-se um como marco legal definidor e estimulador da luta pela preservação de outros bens históricos e patrimoniais tão importantes em nossa cidade.

Qualquer ação que busque sua reversão deve ser denunciado e combatido firmemente por todos nós.

Professor Antonio Augusto Braz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.