A Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Pilar é um bem tombado como patrimônio histórico brasileiro. O atual prédio foi erguido em 1720 perto do antigo porto de Pilar do Iguaçu, ( Antigo território e Distrito de Nova Iguaçu, hoje Duque de Caxias ) sendo a sede religiosa de uma das freguesias mais ricas da Baía de Guanabara durante os séculos XVIII e XIX.

Os descendentes de Gaspar Sardinha, dono da primeira sesmaria da região, construíram, em 1612, uma ermida que atendia às necessidades espirituais dos primeiros colonizadores da região.

Em 1696, foi erguida uma capela dedicada à Nossa Senhora do Pilar em local próximo à atual, a qual foi transformada em paróquia encomendada pelo bispo do Rio de Janeiro, dom José de Barros Alarcão.

O prédio existente hoje foi construído em 1720 na Estrada Velha do Pilar, próximo ao canal do Rio Pilar, afluente do Rio Iguaçu. A sua construção foi feita com auxílio da Fazenda Real e, mais tarde, foi reformada luxuosamente com o dinheiro das contribuições da gente que por ali passava. Os tijolos utilizados foram fabricados por uma olaria existente no Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro) da cidade do Rio de Janeiro

A edificação da igreja tinha também a função de posto de observação para alertar sobre ataques de piratas e corsários neerlandeses e franceses ao porto do Pilar do Iguaçu. Observa-se, na sua fachada, uma pequena claraboia de vidro que servia para tal objetivo.

A igreja apresenta características semelhantes às igrejas barrocas de Minas Gerais, principalmente quanto a seus altares, que são entalhados em madeiras e folheados à ouro.

Encontra-se atualmente em péssimas condições de conservação, após uma reforma realizada pelo IPHAN o teto da igreja caiu, motivo pelo qual está fechada para visitação e realização dos cultos. A sua importância histórica é pouco entendida pela população de baixa renda que vive nos seus arredores.

No dia 12 de outubro de todo ano, as paróquias da diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti se reúnem e partem em romaria para celebrar missa para a padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em uma área situada em frente à igreja.

35 romaria do pilar Igor Freitas Lima

Mais fotos: https://web.facebook.com/igor.f.lima.3/media_set?set=a.10210114829785786&type=3


Igor Freitas Lima

Fotógrafo e músico. Integra o Coletivo Fala e o Barracão.

More Posts

Follow Me:
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.