Barboza Leite

Barboza Leite - acervo: Flávia Andreia

Hoje é dia 20 de março e nessa data em Caxias é comemorado oficialmente o Dia Municipal da Cultura.

Barboza LeiteA data é referente ao aniversário de Francisco Barboza Leite, sujeito multiartes que habitou essas terras durante muito tempo, falecido em 1996. Pintor, escritor, jornalista, ensaísta, cenógrafo, ator, compositor, professor, editor, ilustrador, músico e agitador cultural, foi responsável entre tantos feitos pela criação de um Salão de Artes Plásticas em Duque de Caxias e pelo grupo ArCo (Arte e Comunicação) que, junto a figuras incríveis como Rogério Torres, chegaram a produzir filmes em Super-8 que infelizmente se perderam nos caminhos tortuosos da vida.

Dentre seus vários feitos, um que sempre é gosto de lembrar é que foi por intermédio dele que o poeta Solano Trindade veio a viver em Caxias, nos anos 1950.

Ano passado foi o centenário de Barboza e o Museu Vivo do São Bento tinha planejado uma grande exposição com várias obras dele, mas que não pôde ser feita por conta da pandemia.

Vale lembrar também fazem aniversário hoje duas figuras importantes para a Cultura na cidade: o artista plástico Paullo Ramos, que nos deixou no ano passado e a professora Martha Rossi.

Nós aqui da Lurdinha brindamos ao dia 20 de março e reiteremos o que sempre dissemos: a Cultura é o maior patrimônio que Caxias tem e fosse ela considerada assim pelas autoridades e poderes constituídos a cidade teria uma qualidade de vida infinitamente superior à que temos hoje.

Valeu, Barboza, Paullo e Martha! <3

Barboza Leite – acervo: Flávia Andreia

 

Paullo Ramos -artista plástico
Paullo Ramos, mestre

 

Martha Rossi, amor à educação em forma de ser humano

heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

1 thought on “Viva o Dia Municipal da Cultura!

  1. Quando soube da criação do dia Municipal da Cultura de Duque de Caxias fiquei muitoooo feliz. DIA DO MEU ANIVERSÁRIO. Olha o que Deus faz!!! Nasci no bairro do Pantanal e para estudar precisei vir morar em São Gonçalo. E aqui em São Gonçalo sou querido e conhecido a 45 anos como PALHAÇO PIC-CARAMELO com muita honra! Era Amigo do Querido maior palhaço do Brasil, trabalhei com ele e até hoje sou Amigo da família. Como Carequinha meu Mestre na Arte de fazer sorrir trabalhos virtudes, Deus e a família.
    Gostaria de abraçar a vereadora que criou esta lei e se possível levar minha arte para minha querida DUQUE DE CAXIAS. Agradeço a oportunidade e se possível me oriente.
    PAZ, SAÚDE E SORRISOS!
    PALHAÇO PIC-CARAMELO
    PROF. ARTES/ ESPEC. EDUCAÇÃO E ARTETERAPIA(em curso). GRATIDÃO!!!!!
    VIVA 20 DE MARÇO/ VIVA A CULTURA
    VIVA JESUS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.