Quatro indicações de vereadores de esquerda em Caxias

0

A Lurdinha é um site de esquerda e fazemos questão de deixar isso exposto desde os primeiros posts, lá no já longínquo 2010. Não pretendo aqui explicar os motivos pra essa afirmação que faço aqui agora, não é o objetivo deste texto, mas avalio que só mesmo uma esquerda forte no país pode significar algum aumento de verdade na qualidade de vida do povo.

Começando assim pra dizer que precisamos eleger vereadores de esquerda em Caxias e é com muita alegria que vejo que três deles que se apresentam hoje com chances reais são colaboradores da Lurdinha, motivo de muito orgulho.

Esse é o toque que quero deixar aqui: Caxias precisa ter vereadores de esquerda para um mínimo de avan – não, péra, ia escrever avanço, mas aí já é otimismo demais né… – para um mínimo vislumbre de mudanças civilizatórias reais pra cidade nos próximos anos. No mínimo elevar o nível dos debates…

É sério isso. Essa cidade que é um dos principais laboratórios da desgraça do país, precisa ter discussões mais à vera no campo da política dentro de seu parlamento.

Isto posto, escrevo aqui sobre quatro candidaturas que assinamos embaixo e que torcemos por seus êxitos: Antônio Augusto, Marroni Alves, Rose Cipriano e Wesley Teixeira. Em ordem alfabética:

ANTÔNIO AUGUSTO – PSB – 40.100

É difícil avaliar o tamanho do impacto positivo que a geração de historiadores e professores de História da Baixada Fluminense tiveram para a região, a partir de um projeto que eles empreenderam no final do século passado para levantar a moral daqui.

Praticamente todas as frentes de luta que têm ajudado a Baixada a evoluir desde então tiverem um pouco do dedo e do olhar que essa galera dedicou. E desse miolo, o professor Antônio Augusto Braz é um dos principais articuladores e cuidadores.

Com seu jeito sereno, de fala firme, mas divertida e carinhosa, Antônio conquista pela sabedoria e pelo extremo senso de humanidade.

Cria do Laureano, figura muito querida na cidade, é dono de uma capacidade grande de avaliação política e diagnóstico para a ação. Entende do riscado e goza do respeito até de adversários políticos.

É uma candidatura dentro da atual proposta que o PSB vem tentando implementar na cidade, resgatando um histórico progressista da sigla, que tem o deputado Alessandro Molon como referência de articulação a nível estadual. E no caso, é uma candidatura conversada com diversos setores da sociedade caxiense, um projeto coletivo.

É um guerreiro reconhecido da causa da escola pública e da defesa do nosso patrimônio histórico-cultural. Tem todos os atributos para ser um vereador necessário pra cidade; um voto de excelente qualidade.

Fator emocional adicional da campanha de Antônio Augusto é a presença do amigo José Zumba como candidato a prefeito, referência a quem admiro há mil anos e sempre presto reverência.

Na Lurdinha: http://lurdinha.org/site/author/antonioaugusto/

Facebook: https://facebook.com/antonioaugustobrazz

Instagram: @antonioaugustobraz

MARRONI ALVES – PT – 13.313

O jovem Marroni é um cara vocacionado para a política e para a ação social. Foi parlamentar juvenil com apenas treze anos e desde então nunca parou sua militância política no campo popular.

É professor de História, cria do Centenário, vindo com orgulho da escola pública (aqui na Lurdinha a defesa da escola pública é ponto central). Marroni é filho de pernambucanos de origem popular, um dos padrões majoritários da cidade. Atuou e atua em movimentos populares diversos como o pré-vestibular comunitário junto ao Educafro, no movimentos de bairros com associação de moradores e na Pastoral Operária.

O PT de Caxias é vacilão pra caramba (apesar de ter quadros ótimos), mas apesar disso o PT Nacional chegou junto na campanha à vera, com praticamente todos os principais dirigentes dando moral ao moleque registrando apoio. Cabe também destacar o apoio do deputado Chico D’Ângelo, do PDT, um parlamentar impecável, que tem um carinho muito grande pelo sujeito.

Aliás, um parêntesis: num cenário hostil ainda desse antipetismo alimentado pela grande mídia há quase duas décadas, me admira um cara como o Marroni não esconder sua vinculação partidária, pelo contrário. Admiro mesmo. Fecha parêntesis.

Marroni também é produtor de conteúdo e publica na internet, em vários meios, um conteúdo muito bom sobre assuntos diversos ligados a política, cultura, cidadania e direitos humanos. Na Lurdinha mesmo, os textos dele são bons de ler, têm conteúdo relevante e costumam ter grande número de acessos, idem pra suas lives.

Outro ponto positivo para o Marroni é que o sujeito vem de fato se preparando para a gestão pública, estudando com afinco há anos os principais problemas da cidade, andando de ponta a ponta. Quando se fala em Caxias, taí um cara que mantém o nível do debate lá em cima. Será um excelente vereador e tem uma carreira promissora à frente.

Pessoalmente, a campanha do Marroni me pega no sentimento pela evocação à professora Edinha Maia, uma amiga querida de quem sinto grande saudade.

Na Lurdinha: https://lurdinha.org/site/author/marroni/

Facebook: https://facebook.com/professormarronialves

Instagram: @marronialves

ROSE CIPRIANO – PSOL – 50.123

Eleger Rose Cipriano é praticamente um desagravo, um tapa na cara da atual gestão municipal, Prefeitura e Câmara, que proporcionaram nos últimos anos verdadeiras humilhações e perseguições à área da Educação na cidade.

Rose chega com grande força, baseada na votação expressiva que teve na última eleição para Assembleia e representa uma possibilidade real de eleição.

Já fiz um Papo Caxias bem bacana com ela e curiosamente muita gente que assistiu não tinha ideia de que ela é da área da Matemática, por exemplo, e que tem profundo conhecimento sobre Educação Especial, área onde Caxias tem profissionais de reconhecida excelência no Estado.

Cria do Jardim Primavera, é militante do MNU, o Movimento Negro Unificado, e do Coletivo Feminista Minas da Baixada.

Ela já foi candidata à vereadora em outra eleição e a impressão que tenho é que a figura dela como sindicalista ofuscava muito seus outros atributos, com se desse uma reduzida em sua figura política. E é isso que venho acompanhando nos últimos anos, a emergência da Rose como uma articuladora política mais ampla, que pode ter um papel importante com um mandato popular na cidade.

Há uns meses, a propósito, o PSOL teve uma ação muito inteligente e acertada que foi a “ocupação” de perfis dos famosos do partido no instagram. Rose ocupou o perfil do Tarcísio Motta e mandou muito bem (aliás, o gordinho gente boa é candidato na cidade do Rio com o mesmo número dela).

Um ponto sobre a campanha que não sei se na prática funcionou foi a ideia de uma chapa coletiva, fazendo campanha junta. Não sei avaliar, mas é certo que é lindão ver o time que tem ido às ruas com a Rose, principalmente quando estão juntas a Corina e a sangue-bom maravilhosa Andréia Quintão – que aliás, está muito à vontade nessa missão como candidata também (um dos melhores perfis de instagram da campanha).

Um toque sentimental pessoal também é que a Rose é uma das personagens do filme Sementes, dirigido por Ethel Oliveira e Julia Mariano, lançado há dois meses e que mostra a trajetória de mulheres negras na política, herdeiras legítimas da luta de Marielle Franco. Vale catar nas plataformas.

Aliás, a campanha de Rose Cipriano é a encarnação viva de um movimento forte que tem tomado a política no Brasil e no mundo que é a emergência de candidaturas de mulheres de negras para cargos públicos de poder.

Facebook: https://facebook.com/professorarosecipriano

Instagram: @professorarosecipriano

WESLEY TEIXEIRA – PSOL – 50.050

Wesley Teixeira é hoje uma das principais lideranças da juventude no Rio de Janeiro, sem dúvidas. E muito por conta do amadurecimento que vem conquistando com o tempo, ouvindo e fazendo pontes, e pelo fato de que ele vem sempre junto com uma galera muito animada. Uma espécie de processo de formação em tempo real.

Em um momento onde se fala muito que a juventude está alienada e que precisa se inteirar mais da política é muito empolgante acompanhar o grupo que acompanha o Wesley. Não tem como você sair sem ficar eletrizado de um encontro do Movimenta Caxias ou uma aula inaugural do Pré-Vestibular +Nós, por exemplo.

Evangélico, ele é filho de dois pastores muito roots lá do Morro do Sapo, a Dona Kátia e Seu Jairo. Aliás, o Pastor Jairo é um cara muito massa e penso que ele representa um recorte social que a esquerda intelectualizada não tem a menor ideia de quem seja de verdade. Mas isso é outro papo.

Já escrevi um post sobre o Wesley novinho, adolescente de camisa de escola pública, frequentando eventos que a gente produz por aí e sempre com muita abertura pra participar e contribuir. De longe, o vi crescer como militante e como pessoa, sua oratória, suas intervenções em atos políticos, suas articulações em diversos segmentos da juventude, movimento negro, sindicalistas, estudantes e movimentos de ocupação urbana.

Wesley é tipo aquele menó que foi crescendo do nosso lado e quando a gente vê ele vira um cara sagaz desses que dá orgulho de conhecer.

É o candidato do Marcelo Freixo na cidade, o que sempre me evoca as doidêras do PSOL olhando de fora suas disputas internas hehehe. Me lembra o PT quando eu era moleque.

Wesley eleito é a garantia de que a Câmara Municipal vai ter dias bem agitados, com um mandato jovem, movimentado e combativo por lá.

Na Lurdinha: https://lurdinha.org/site/author/wesley/

Facebook: https://facebook.com/wesleyteixeira.ceim

Instagram: @wesleyteixeiras

@heraldohb


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.