HOJE É O DIA DA BAIXADA e não poderia deixar de falar sobre essa data.

O Dia da Baixada foi criado pela Lei Estadual 3.822, em maio de 2002. Em homenagem à primeira ferrovia do Brasil que foi inaugurada em 30 de Abril de 1854 pelo Barão de Mauá.

Normalmente eu estaria me desdobrando para cobrir algum evento (na verdade estaria fazendo parte da equipe de um evento cultural já agendado para essa data) e postar no site da @lurdinhadecaxias, mas estou aqui em casa feliz, pois todos os meus familiares e amigos mais próximos estão bem, mas ao mesmo tempo triste por me sentir impotente diante do caos emocional que está se tornando as favelas, como a minha favela Vila Operária @vilaoperariabxd. Por motivos pessoais não pude ajudar as várias frentes de favelas contra a #covid19.

Estou impotente diante de um vírus que veio do alto. Não se iludam, pois não estou falando de religião, quando falo que “ele”, o tal vírus que para alguns assassinos não passa de uma mera gripezinha, quero dizer que ela não começou nas periferias do Brasil, mas de quem veio de longe, de quem tinha condições de voar naquele momento.

Mas, é obvio que nós favelados sofreríamos mais, é obvio que nós artistas sofreríamos muito. Afinal, as políticas públicas já são difíceis de acontecer aqui na periferia (quando acontecem), os artistas já estavam enfrentando uma repressão imensa com esse desgoverno. Então, imaginem com a #quarentena?

A Baixada é um grande pólo cultural e eu poderia escrever um texto enorme só citando as diversas ações culturais que nela existe. E muitas dessas ações culturais e sociais que estão dando conta nesse momento do que o governo não dá. Mas irei citar 4 projetos que estão ajudando nessa quarentena:
@movimentacaxias @ rcflanatanpa @ faimfestival @ coletivodefavelasacordamorador

Fiz o q pude até agora e pretendo voltar à ação assim que possível, mas por enquanto estou só na parte de divulgação e triagem. Então quem puder ajudar entrem em contato com esses links aí.

Viva a #BAIXADA , Viva a nossa #potencia

PS. Escolhi essas fotos, pois as tirei um pouco antes dessa pandemia estourar aqui no Brasil. Foi para a gravação do clipe da braba @eufenasara e a locação foi na @vilaoperariabxd. A ideia da primeira foto era pegar a imagem do céu que estava escuro com raios de luz, era o céu da V.O, as demais eu tirei das meninas em ação. É só um #tbt para acreditar q dias melhores virão.

Lu Brasil
https://www.instagram.com/lubrasilart/
https://periferiaemmovimentos.blogspot.com

 

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.