FÓRUM CULTURAL DE IMBARIÊ

Durante encontros presenciais realizados em 26/06/2021 e 23/06/2022 na Paróquia Santa Clara de Assis em Imbariê e virtualmente em 13/07/2021 com artistas, fazedores de cultura, pesquisadores e interessados, notou-se a importância e a necessidade de termos um coletivo onde pudéssemos agrupar, discutir e agir as demandas culturais do terceiro distrito de Duque de Caxias – RJ, desta forma surge o FÓRUM CULTURAL DE IMBARIÊ.

O FÓRUM CULTURAL DE IMBARIÊ pretende atender e pensar atuações em todos os bairros do terceiro distrito de Duque de Caxias, o distrito de Imbariê, até o momento foram mapeados os seguintes bairros:

● Santa Lúcia

● Santa Cruz da Serra

● Imbariê

● Parada Angélica

● Jardim Anhangá

● Parada Morabi

● Barro Branco

● Jardim Rotsen

● Taquara

● Parque Paulista

● Parque Equitativa

● Alto da Serra

● Santo Antônio da Serra

● Vila Getúlio Cabral

● Vila Sapê

● Vila Ema

● Parque Estrela

O Fórum Cultural de Imbariê é um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências e debate, visando construir alternativas para o desenvolvimento social e cultural do terceiro distrito de Duque de Caxias – RJ através das políticas culturais, com a participação ativa da sociedade civil. Seu fundamento é o direito à participação cultural dos cidadãos, entendida de forma ampla, respeitando a diversidade cultural.

Objetivos:

1. Constituir uma rede formada por gestores e/ou administradores da cultura, técnicos, agentes, produtores e criadores culturais, movimentos sociais, grupos artísticos locais, ONGs, etc.

2. Estimular o debate e a ação cultural, propondo políticas culturais, ampliando e democratizando a ação do governo municipal, estimulando relações de parceria e ações conjuntas entre governo municipal e sociedade civil – em outras palavras, constituindo a esfera pública da cultura no município.

3. Ser um interlocutor do Conselho Municipal de Cultura.

Participantes:

Todos os cidadãos, consumidores e produtores de cultura, podem, em princípio, ser participantes do Fórum. Pela natureza de suas atividades, são membros naturais os artistas, os produtores e movimentos culturais, as instituições de ensino e pesquisa (escolas, universidades, fundações e institutos), os representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, e as ONGs.

O Fórum deve reservar um espaço para os setores que normalmente são excluídos das políticas públicas em geral e das culturais em particular: mulheres, idosos, jovens, minorias étnicas e sexuais.


Contato: https://www.instagram.com/forumculturaldeimbarie

FÓRUM CULTURAL DE IMBARIÊ


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.