Lineduc

Linux celebra aniversário de 30 anos hoje

Foi em 25 de agosto de 1991 que o sangue-bom finlandês Linus Torvalds postava uma mensagem na rede Usenet sobre aquilo que viria a se tornar o sistema Linux. Uma doideira muito fascinante. Uma mensagem lendária que ia desencadear paixões e versões as mais diversas possíveis pelo mundo a fora.

Olhando hoje os últimos vinte anos no Brasil é até louco pensar que já houve um projeto ambicioso de popularização do software livre, com o Linux de frente, encabeçado pelo poder público, com centenas de parcerias incríveis, ideias tesudas – que foi sepultado e silenciado totalmente. Parece que tem duzentos anos isso.

Também pela passagem da data lembrei hoje do meu primeiro Linux, o Conectiva, e na sequência lembrei de uma cara incrível da internet brasileira naquele mundo antes das mídias sociais, o Carlos Morimoto (por onde andará? O que estará fazendo?). Além de tocar o fundamental site Clube do Hardware, referência onde se pesquisava pra aprender praticamente tudo de “informática”, ele criou o Linux Curumim, que foi muito show na época, com seus instaladores e suas traduções fincadas na cultura brasileira. Morimoto é um heroi pouco valorizado, acho.

Lineduc

Também lembro que Caxias já teve uma versão de Linux… Sim, doideira também. Era o Lineduc, Linux Educacional, tocado por uma galera de TI e professores da rede pública municipal, versão baseada no, naquele momento, recente, Ubuntu Linux. Uma vez, num evento fora do Rio uns caras me pararam pra elogiar o Lineduc, com admiração verdadeira pelo potencial que aquilo teria. Mas, evidentemente, por falta de apoio total, principalmente governamental, nosso Linux caxiense faleceu junto com aquele momento intenso de vislumbre de um mundo melhor e mais inteligente.

Sem muita análise, hoje é só dar parabéns a esse sisteminha maroto, que, mesmo que você não saiba, está na base de quase tudo o que fazemos nas redes mundo a fora.

Viva o Linux e ao que restou da comunidade que continua fazendo o moleque evoluir.

[heraldo hb – pitacolândia – 25 de agosto 2021]


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.