Gomeia Galpão Criativo tem exposição Sagrado Sustentável e Festival Mate Com Angu de Cinema

0
exposicao_george-gevahe

Uma programação intensa, reunindo arte, cultura popular e resistência criativa está marcada para esta quinta-feira (23), no Gomeia Galpão Criativo, em Duque de Caxias. Além da abertura oficial do Festival Mate Com Angu de cinema, que contará com a exibição do filme Amuleto, de Heraldo HB e Igor Barradas, entre muitos outros, no dia 24 será inaugurada a exposição Volta ao Sagrado Sustentável, do artista George Gevahe.

Nove anos depois da sua primeira exposição no Varandão Cultural, o artista George Gevahe reaparece com uma mostra marcante: Volta ao Sagrado Sustentável. Com obras criadas a partir de mosaicos de azulejos e molduras reconstruídas de madeiras reaproveitadas, George dá nova vida a fragmentos esquecidos. O seu trabalho transforma o que seria descarte em símbolos de ancestralidade e fé. A arte, aqui, é ato de reconexão espiritual e compromisso com o sustentável.

De acordo com George, “esses quadros são pra resgatar a minha ancestralidade, uma necessidade minha e de todo o povo negro, porque fazemos parte da história brasileira — uma história que, muitas vezes, sofre intolerâncias religiosas”. Ele explica que desde que começou a fazer mosaico, quis trabalhar com material reciclável. E, assim, “entre 2018 e 2019, comecei a juntar molduras, ganhar materiais, e percebi que era a hora de dar forma a essa exposição. E é isso que estou fazendo”.

Com curadoria de Marco Bomfim e produção de Clara de Deus, Volta ao Sagrado Sustentável convida o público a refletir sobre o poder da transformação — do material, do espiritual e do coletivo. Cada obra é um testemunho de resistência, memória e reverência à ancestralidade afro-brasileira.

SERVIÇO:

📅 Abertura: 24 de outubro de 2025, 18h30min
🎉 Dentro do Festival Mate Com Angu de Cinema
📍 Local: Gomeia Galpão Criativo — Galeria de Artes Marco Bomfim
🕒 Horário:
🎟️ Entrada: Gratuita

Ficha técnica:
Curadoria: Marco Bomfim
Produção: Clara de Deus
Artista: George Gevahe


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.