LANCHONETE CENTRAL - centro de caxias

LANCHONETE CENTRAL - centro de caxias - foto: Heraldo HB

Constato triste que a Lanchonete Central fechou e, ao que tudo indica, dará lugar a mais uma loja dessas que encharcam a região, aumentando ainda mais a estatística melancólica de bares fechados no centro da cidade.

Pelo que andei ouvindo parece que Seu Serafim encheu o saco e andava dizendo que só estava tendo prejuízo. Jamais saberei.

Mas o fato é que é mais um ponto de encontro que se vai, um lugar de respiro, um café ou uma cervejinha, em meio ao caos diário do calçadão e adjacências. Bar cheio de histórias também e voltemeia me lembro de uma foto famosa do mestre Barboza Leite onde aparece ao fundo um pedaço do letreiro que ficou aaanos ali.

Anteontem encontrei Zezinho à noite e perguntei “eaí? Vai pra onde?” e ouço sua resposta bem ao seu estilo: “a gente dá um jeito; se virar é nossa especialidade”. “E o Chaveirinho?”, aproveito e emendo. “Tá por aí”, responde. Zezinho e Chaveirinho são dois dos históricos atendentes lá , duas figuraças que são daquela amostragem incrível da presença forte da nordestinidade na cidade. Cada um a seu jeito, todo dia com eles ali era pra rir gostosamente, zoeiras infinitas naquele balcão véi de guerra. Que agora se foi.

Aos poucos, o centro de Caxias vai perdendo esses botecos que ajudaram a construir tantos laços de afetividade das pessoas com a cidade, que ajudaram a sedimentar tantas histórias. Desde o Elite, fechado há uns cinco anos até o Guimarães, fechado esse ano, passando pelo Bar do Mauro, pelo Paulinho, ali ao lado do River; por aquele ao lado da Biblioteca… Muitos.

Em 2014, escrevi com uns amigos um manifesto e um programa piloto pra uma série que não demos continuidade chamada Encouraçado Botequim, já antevendo esse fenômeno. Tristão ver que o negócio é sério mesmo.

A Praça do Relógio vai ficar mais árida, uma pena.

[ heraldohb, dezembro de 23 ]

#croniquinhas

foto: heraldo hb
Barboza Leite na Praça do relógio em Caxias
Barboza Leite na Praça do Relógio em Caxias, em frente à Lanchonete Central

heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.