Conhecendo mais o enredo da Grande Rio 2020 a partir da letra do samba

0
Acadêmicos da Grande Rio 2020 Joãozinho da Gomeia Duque de Caxias cultura

Muito bom esse vídeo explicando o enredo da Grande Rio pra o Carnaval desse ano a partir da análise da letra do samba. Que aliás, é um senhor samba, classudo, da melhor estirpe que já se produziu por aqui em tempos atrás.

Pelo papo entre os carnavalescos e um dos compositores dá pra se ter uma ideia nítida de porque essa escolha de enredo e samba tem (ou podem ter) enorme importância pra uma narrativa cultural que resgate e difunda a verdadeira história popular de Caxias, mostrando a força e a importância das religiões de matriz africana na Baixada e no Rio de um modo geral. O universo de Joãozinho da Gomeia representa o cruzamento de várias dessas frentes culturais que vêm sendo perseguidas, massacradas, estigmatizadas ao longo de décadas.

Como falamos aqui no site várias vezes, escolher esse enredo foi uma bola dentro, um gol de placa, da Escola. Talvez não apague de forma imediata os tantos anos de vacilo, mas com certeza representa uma aproximação (ou um retorno, dependendo da leitura que se faça) com as raízes dessa terra de enorme riqueza cultural, que já foi tratada pelo grande Abdias Nascimento como o “quilombo Caxias” e pelo mestre Nelson Pereira dos Santos como a “verdadeira capital cultural do país”.

“Eu respeito seu amém / você respeita meu axé!” Salve Seu João!

Acadêmicos da Grande Rio 2020 Joãozinho da Gomeia Duque de Caxias cultura

 

 


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.