baixada-mapa-govfederal

No Dia da Baixada, 30 de abril, o que me vem à cabeça é a importância de viver a cidade, de conhecer os lugares do que a gente chama de Baixada. De circular no final de semana, nos feriados. Pegar o carro, o trem, a bicicleta. Muitos desses que eu descobri através de um mapa de cultura do governo do estado que fala de Paracambi, Nilópolis, Guapimirim, e ainda assim imagino que tem um monte de coisa que ficou de fora.

Por isso, o que posso dizer é pra ir atrás da nossa história e bater perna. Pois é essa relação e esse convívio que vai manter vivo o principal sentimento sobre o nosso lugar, que não a reunião geográfica dos municípios apenas mas principalmente a relação comunitária, de troca.

Tem o Museu Vivo do São Bento; o Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Guapimirim; o Grupo Código em Japeri; a Folia de Reis Flor do Oriente em Vila Rosário; o campus da Universidade Federal Rural em Seropédica, o Baque da Mata no Calçadão de Nova Iguaçu; o Gomeia Galpão Criativo e o Instituto Histórico em Caxias; o Instituto de Arqueologia Brasileira em Belford Roxo e a Feira de Caxias aos domingos, que também é um convite a dar uma passada na Roda de Capoeira de Caxias, que acontece na Praça do Pacificador.

Isso sem falar nas escolas de samba e nos terreiros como a Beija-Flor, a Grande Rio e a Inocentes de Belford Roxo, que movimentam toda uma série de atividades além do carnaval, com oficinas, trabalhos educativos e de incentivo ao empreendedorismo local, como o de artesãs, por exemplo. Em Miguel Couto você vai poder conhecer o Ilê Omiojúàrô, terreiro fundado por Mãe Beata de Yemanjá; no Pantanal tem o Axé Oloroke, fundado por Pai Cristóvão; o Ilê Omolu Oxum, liderado por Mãe Meninazinha de Oxum e também o Opo Afonjá, localizado em Coelho da Rocha.

MUSEU VIVO DO SÃO BENTO
O primeiro ecomuseu de percurso da Baixada Fluminense. Rua Benjamin da Rocha Júnior, São Bento, Duque de Caxias. (@museuvivodosaobento)

INSTITUTO HISTÓRICO DE DUQUE DE CAXIAS
Localizado na Câmara de Vereadores, funciona de segunda a sexta em horário comercial, e além de exposições conta também com acervo precioso. Viaduto Paulo Lins, 41 – 25 de Agosto

GRUPO CÓDIGO
O Grupo Código é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada por jovens artistas e sediada na cidade de Japeri. (@grupocodigo)


Jefferson Barbosa

Jornalista, membro da Coalizão Negra por Direitos, Global Fellow da Fundação Ford, foi fundador dos coletivos PerifaConnection e Voz da Baixada e autor de A Mãe do mundo: vida e lutas de Mãe Beata de Yemanjá (Malê, 2023).

More Posts - Website

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.