O Arco Metropolitano foi inaugurado no dia 01/07/2014.

Segundo dados da Prefeitura, ao longo da obra, que teve início em 2008, foram realizadas mais de três mil desapropriações, 156 obras de viadutos, pontes, passarelas e passagens subterrâneas.

Início do Arco Metropolitano, na Washington Luís
Início do Arco Metropolitano, na Washington Luís

Também, segundo a Prefeitura, há o licenciamento para 38 empresas se instalarem naquela área. TRINTA E OITO, o que modificará uma imensa costa verde, dando lugar a vários e imensos galpões, tal como já está acontecendo na Rio-Magé (Nova Campinas e Parque Paulista) e Washington Luís (Santa Cruz da Serra). A instalação de galpões em áreas de pouca resistência popular, tal como a Casas Bahia na Taquara, parece ser um bom negócio para os detentores do poder, aliados aos empresários, sempre com o discurso de geração de empregos e aumento na arrecadação. O cidadão não tem casa, pois foi desapropriado, mas terá emprego…

Duque de Caxias deixa de ser, assim, uma cidade dormitório para ser uma cidade galpão, uma cidade depósito. A placa diz: “Abrimos caminho para o desenvolvimento da Baixada”. Desenvolvimento para quem? Pois mesmo sendo a segunda cidade mais rica do estado, Caxias ainda possui uma população pobre e bolsões de miséria. São poucos os que compartilham dessa riqueza, e geralmente esses nem na cidade moram.

Um dia essas fotos, registradas hoje pela professora Helenita e por mim, serão história. No dia que o tal “desenvolvimento” chegar, as árvores e os agricultores familiares serão apenas uma página esquecida, tal como os demais desapropriados, tal como as dezenas de sítios arqueológicos encontrados durante as obras. Enquanto alguns terão os nomes inscritos em placas de inauguração, outros parecerão que nunca existiram.

https://plus.google.com/photos/108328780711372017337/albums/5925900736639780289

 

Fontes:
http://duquedecaxias.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1409:arco-metropolitano-deixa-de-ser-um-sonho-de-quatro-decadas&catid=27:noticias-da-comunicacao&Itemid=252

http://duquedecaxias.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1419:arco-metropolitano-reduz-fluxo-de-caminhoes-na-baixada&catid=27:noticias-da-comunicacao&Itemid=287


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.