Desafio FazGame premia jogos de alunos da rede municipal com participação da Associação de Jogos do RJ

0

Evento celebrou jogos narrativos criados por alunos da rede municipal e reforçou o debate entre games e educação

Foto: Tchello Orue

O Desafio FazGame realizou, na última terça-feira (12), a cerimônia de premiação da edição 2025, em Duque de Caxias, para reconhecer os jogos vencedores desenvolvidos por estudantes da rede municipal da cidade. Promovido pela SBM Offshore, patrocinadora da iniciativa, o evento reuniu alunos, professores e especialistas para discutir o potencial dos jogos digitais como ferramenta de aprendizagem, inclusão e desenvolvimento profissional. Representando cerca de 70 empresas do setor e aproximadamente quatro mil trabalhadores no estado, a Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ) esteve presente com a participação do presidente, Márcio Filho, que integrou a mesa-redonda “Games: motivação, divertimento, educação e profissão”.

O Desafio FazGame, promovido pela plataforma FazGame, envolveu 16 escolas, 21 professores e 338 estudantes da rede pública municipal de Duque de Caxias. Ao longo do projeto, os participantes transformaram conteúdos literários, informativos e temáticos em narrativas interativas, criando games originais na plataforma, orientados por trilhas de aprendizagem, que alinhavam o processo às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante o evento, foram apresentados e premiados os melhores projetos desenvolvidos nas escolas municipais, sendo as produções divididas em três categorias temáticas: diversidade na escola (5º ano do ensino fundamental), transição energética (6º e 7º ano do ensino fundamental) e direitos humanos (8º e 9º ano do ensino fundamental).

Para a Márcio, a aproximação entre criadores de jogos e profissionais da educação é estratégica para ampliar o impacto social do setor:

“Pensar nos games como ferramenta que vai além do entretenimento — mas passando por ele — para atingir objetivos dentro dos ambientes educacionais é uma das formas de garantir que todo mundo aprenda. Se as pesquisas mais recentes falam em mais de 80% dos brasileiros jogando algum tipo de jogo, então criadores de jogos e educadores precisam andar lado a lado”, destacou.

Conheça os ganhadores do Desafio FazGame Duque de Caxias 2025:

Tema: diversidade na escola (5º ano)
1º lugar
Nome do jogo: A Princesa Esmeralda
2º lugar
Nome do jogo: Wicked Mundo das Bruxas
3º lugar
Nome do jogo: A Menina Que Comeu Uma Maçã Com Poderes
4º lugar
Nome do jogo: Dinheiro Não é Tudo
5º lugar
Nome do jogo: A Jonarda de Lucas

Tema: transição energética (6º e 7º anos)
1º lugar
Nome do jogo: Crônicas da Energia Perdida
2º lugar
Nome do jogo: Missão Energia do Mundo
3º lugar
Nome do jogo: Guardiões dos Elementos
4º lugar
Nome do jogo: As Aventuras de EletroBug
5º lugar
Nome do jogo: Academia de Etherion

Tema: direitos humanos (8º e 9º anos)
1º lugar
Nome do jogo: O Julgamento de Maat
2º lugar
Nome do jogo: Missão Igualdade
3º lugar
Nome do jogo: Sonho e Força
4º lugar
Nome do jogo: A Vida de Um Autista
5º lugar
Nome do jogo: Missão Direitos Humanos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.