Igreja Nossa Senhora do Rosário, hoje

Pesquisa histórica. Igreja Nossa Senhora do Rosário, em São Bento, bairro próximo do nosso. História do Gramacho e Arredores. Textão.
A Capela é patrimônio histórico nacional. Raro e magnífico exemplar da arquitetura barroca na Baixada Fluminense. Construída pela Ordem de São Bento ao longo do século XII, aberta em 1645. Maiores informações no totem do Museu Vivo São Bento (foto 4).
Atualmente, está fechada ao público e aos fiéis, aguardando liberação do IPHAN, órgão federal responsável pelas obras de reforma (paralisada devido a demanda judicial com uma construtora). A Capela é parte do Complexo São Bento, da Diocese de Duque de Caxias (Igreja Católica).
Visita minha ao local, hoje, quinta, 03/07/25. A segunda foto, em P&B, é de 107 anos atrás, 1918. A Diocese cuida dos gramados internos e externos e da poda de árvores, limpeza e manutenções básicas autorizadas pelo IPHAN. Além de manter o sistema de iluminação, de câmeras e de vigilância eletrônica e presencial do espaço.
Aguardemos a liberação do IPHAN para que os padres da Paróquia São Bento voltem a celebrar missas no local e o povo duquecaxiense possa usufruir dessa jóia da arquitetura sacra brasileira.
Créditos:
Pesquisa e texto: jornalista Roberto Aires;
Fotos: (1) maior e (3) (4) Acervo Roberto Aires, em 03.07.25; (2) Acervo Mosteiro de São Bento, 1918.
Fonte: Totem do Museu Vivo São Bento, em frente à Capela;
Direitos autorais protegidos pela Lei 9610/98, Autorizada a reprodução, desde que citados o Autor e a fonte.
https://lurdinha.org/site/author/robertoaires/