O poeta João de Deus terá sua obra e sua história relembradas, no próximo dia 1o de maio, ocasião em que estaria completando 66 anos de idade. Denominado Caminho do Poeta, o evento acontece como parte de uma série de encontros artísticos, que vem sendo realizada no Varadão Cultural, em Duque de Caxias.

Além de um recital com pemas do Menestrel (como era chamado pelos amigos), a programação inclui atrações musicais, cênicas e exposição de artes plásticas, com as presenças de Emira Ramos, Heraldo HB, Clara de Deus. Renato Gralha, Natália Ramos, Eldemar de Souza, Edilson Salles, Companhia dos Palhaços com Sol sem Dó, entre muitos outros artistas.

João de Deus nasceu em Campina Grande (PB) (1o de maio de 1949) e veio para Caxias ainda criança, indo morar com a família no bairro Chacrinha, onde permaneceu até falecer, no dia 31 de maio de 1998. Em sua casa aconteciam frequentes encontros artísticos, a que chamava de Pajelança Cultural, com música, dança, poesia e teatro. Sua vida sempre girou em torno de movimentos culturais, com passagens pelo Museu de Arte Moderna (MAM), Casa do Estudante Universitário, Casa da Poesia – todos no Rio de Janeiro. Seus trabalhos foram publicados em livros e revistas literárias – a exemplo de Recado de Cultura e Silêncio. Além disso, foi um dos organizadores de projetos culturais que marcaram época na Baixada Fluminense, como o Com Inspiração e o Signo Poema, que reunia vários artistas da região.

O Varandão Cultural fica na Rua Tarce de Menezes Freitas, em Duque de Caxias (021 97686-5940) e o início do evento está previsto para as 21 horas.

Poeta João de Deus - Duque de Caxias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.