Brixton, Bronx ou Baixada – estreias, shows e exposições na próxima sessão do Mate, no dia da Baixada

0

cabecalho-mate

 

Falar sobre os criadores, guerreiros culturais da Baixada Fluminense, é o que pretende o cineclube Mate Com Angu neste mês de abril, no dia 30, dia da Baixada, na sessão Brixton, Bronx ou Baixada.

O nome vem de uma música do primeiro disco da banda O Rappa, de 1994, que traz em sua letra várias referências importantes para o coletivo sobre o potencial simbólico da região.

Um dos toques especiais da noite será a estreia da nova produção do Mate Com Angu, o aguardado documentário Donana, de Cacau Amaral, que conta os primeiros anos do Centro Cultural Donana, de Belford Roxo, espaço responsável pelo surgimento de bandas como Cidade Negra, O Rappa, Cabeça de Nego, Nocaute, entre outras. Com imagens de arquivo e entrevistas, o filme apresenta um rico painel que envolve música, moda, dança, artes plásticas e muitas histórias emocionantes sobre a Baixada no final dos anos 80 e início dos 90.

A sessão conta também com a exibição do média Alto da Serra, de André Videira de Figueiredo, Pedro de Andréa Gradella e Rogério de Oliveira Silva; e dos cilpes novos dos rappers P,10 (Casa de Vagabundo) e João Xavi (Atlântico). E ainda a exposição fotográfica Baixada 3.2 Mega Pixel, do músico Igor Freitas Lima, que vem se destacando nas redes sociais com suas fotografias sobre o cotidiano de Duque de Caxias.

Além dos filmes e da exposição estão programados um show com a banda Tree” e com Dida Nascimento, fundador do Centro Cultural Donana que vem mantendo acesa a chama do reggae e do dub na região. E fechando o evento, o DJ Rodrigo Cavalcanti, da festa Junkie Session, assume o comando.

 

SERVIÇO

Dia 30/04/14 a partir das 21h

Local: Lira de Ouro

Endereço: Rua José Veríssimo, 72, centro de Duque de Caxias

Entrada franca

www.matecomangu.org


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.