GTA mantém sala de leitura e aulas de inglês e espanhol, no Parque Paulista

3

GTA - Grupo Tia AngélicaNuma casa humilde de uma rua sem asfalto, num bairro sem abastecimento de água, no Parque Paulista, terceiro distrito de Duque de Caxias, reduto historicamente esquecido pelas autoridades constituídas, eis que neste local um tesouro tenta resistir às intempéries do clima e da indiferença. Aqui nasceu em 2007 a Biblioteca Comunitária João Barbosa Ferreira do GTA – Grupo Tia Angélica, que hoje conta com cerca de 5.000 títulos, livros doados que abrangem todas as áreas do conhecimento, a espera de leitores.
Com as enchentes de 18.03.13, o local recebeu 60 cm de água e muitos livros se perderam, mas a luta continua na recuperação e manutenção do espaço e do projeto

 

GTA - Grupo Tia AngélicaMoradora há 40 anos no Bairro, Maria Angélica de Jesus, (Tia Angélica) perseverante e incansável, é do tipo que faz a diferença e pratica ações sociais desde o início da década de 80. Um exemplo vivo e atuante de que no país das desigualdades extremas, a cidadania plena pode ser possível. Seu sonho, concluir as obras da biblioteca e ampliar os cursos grátis para a comunidade, que possa ajudar a tirar das ruas uma galera que vive vulnerável ao caminho socialmente indesejado
Além das palestras e rodas de conversa que já acontecem periodicamente, sobre prevenção de DST/Aids e tuberculose, a instituição oferece gratuitamente aulas de inglês e espanhol às segundas feiras, das 9:00hs às 11:00h, com a professora Cidra Lirrischteinvisk – artista plástica e escritora especializada em tradução, conversação e pronúncia. As aulas são destinadas à crianças, jovens e adultos da região.
Entre outros projetos, empresas que quiserem patrocinar uma coleção de cartilhas educativas produzidas e elaboradas pelo GTA – com experiência em vivências populares, “Olho Vivo no Trânsito” “A droga é uma droga” e “Lixo Nosso de cada Dia”, entrem em contato. Este projeto literário e informativo, tem como objetivo promover uma reflexão coletiva para o despertar de uma nova consciência, em temas relacionados ao Trânsito, Família e Meio Ambiente.

A instituição está inscrita no CNPJ: 090.97884/0001-10 – Utilidade Pública Municipal: Lei 2348/10, com sede à Rua Tapinhoá, Lt 02 Qd 151 – Parque Paulista -Duque de Caxias/RJ -Tel (21) 2675-3141 / 9329-3524 / 9176-7642 / 7575-0848 / 8869-1484 – Organizações que já são parceiras do GTA: www.cedaps.org.com, www.casadamulhertrabalhadora.org.com, Mova Brasil e www.forumglobal.org.com, entre outras. (Texto: J.A.F.)

 


J. Arimatéria Ferreira

Radialista/Jornalista, poeta popular e idealizador do Projeto Poesia & Ecologia

More Posts

Follow Me:
Facebook

3 thoughts on “GTA mantém sala de leitura e aulas de inglês e espanhol, no Parque Paulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.