Mineiro - quarentena no São Bento, Duque de Caxias, RJ

Mineiro - quarentena no São Bento, Duque de Caxias, RJ

Baixada Fluminense, Duque de Caxias (São Bento) – RJ (quarentena?)

Esse é o José dos Reis da Silva, mais conhecido como “Mineiro”.

Mineiro é um senhor muito simpático de 60 anos, é de Uberlândia, município de Minas Gerais. Ele conta que mora no Rio de Janeiro há 19 anos e trabalhou com o que pôde, inclusive com transporte alternativo. (Minha mãe voltava do trabalho no Humaitá até o São Bento na Kombi de Seu José, a cerca de 35 km de distância).

Mineiro conta que passou e ainda passa por muitas dificuldades, assim como a maioria da população da Baixada Fluminense, inclusive já precisou catar latas para sobreviver e que até hoje cata objetos que algumas pessoas jogam no lixo, no qual ele ainda ver utilidade. Faz algum tempinho que Mineiro montou a sua muito humilde lojinha que vende de tudo e ainda conserta bicicletas. Muito orgulhoso ele me disse que está terminando os seus estudos (Ensino Médio), pretende fazer faculdade de Direito e que tem o sonho de aprender a falar inglês, me disse que estuda o idioma por conta própria.

Mineiro claramente passou por muitas coisas na vida, além dessa breve conversa que teve comigo, um pequeno fragmento que já dá para imaginar a sua história de vida. Desejamos ele que tenha muita mais histórias novas, inclusive de muitas vitórias.

É claro que não é só o Mineiro que é cheio de histórias, assim como ele, todas outras pessoas têm, e elas são vidas, vidas muito importante para si próprio e para outros. Tratar a vidas como número é um erro gravíssimo, principalmente quando não sabemos contar ou entender a diferença de 1, 100, 1000, 10.000, 15.000 mortos.

Aqui não temos quarentena e pior, não temos como parar. Aqui falta saneamento, falta acesso básico a saúde, plano econômico, falta educação. Aqui falta a maioria dos direitos básicos que todos os cidadãos brasileiros deveriam ter, e esses direitos se encontram na constituição brasileira, mas não com os brasileiros reais.


Igor Freitas Lima
https://www.instagram.com/igorfreitasbxd/


Igor Freitas Lima

Fotógrafo e músico. Integra o Coletivo Fala e o Barracão.

More Posts

Follow Me:
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.