Não, em meio a uma pandemia não temos quarentena na Baixada Fluminense e isso se deve a diversos motivos.
1° Sim, começando pela influência direta do irresponsável Presidente da República (Bolsonaro). Esse aqui na Baixada tem muitos seguidores, muito devido a violência, assaltos, discurso de ódio, e principalmente fake news. O populista com a sua posição de necropolítica e neoliberalismo, incentivam aos seus seguidores a não temer ao vírus e continuar com comércios abertos, irem para as ruas etc. Espalhando notícias falsas sobre a atual situação. Por aqui muitos acreditam através das fake news que os acontecimentos na Itália e Espanha é superestimado, acreditam que o calor vá matar o vírus ou que isso é um grande plano da China para para derrubar Bolsonaro.

2° Na Baixada muito são trabalhadores informais, esse número aumentou após a implantação da política neoliberal. Esses até o momento só tem essa fonte de renda para se alimentar, pagar suas contas e sobreviver. Muitos vivem com menos de um salário mínimo para sustentar famílias inteiras. Como essas pessoas podem ficar de quarentena?
3° Fiscalização também não existe, tudo funciona como se nada estivesse acontecendo. Em Duque de Caxias por exemplo, o Prefeito Washington Reis que também é aliado de Bolsonaro permitiu que as igrejas UNIVERSAL e ASSEMBLEIA continuem abertas. A poucos dias uma Pastora morreu de Corona Vírus em Duque de Caxias.

4° Aqui a pobreza reina, o trabalho a qualquer custo é a solução, o tempo para entender sobre política é curto, o habito de ler é péssimo, a busca por informações não existe. Toda informação (desinformação) vem prontas através de áudios, textos e imagens de whatsapp, assim facilitando a manipulação em massa da classe trabalhadora da Baixada Fluminense.

#duquedecaxias #caxias #belfordroxo #baixada #baixadafluminense #caostidianofluminense #caostidiano #everydayeverywhere
#cenaurbana #shootermag_brasil #everydaybrasil #rj #riodejaneiro #brasil #brazil #brasilfolk #jornalistasdeimagens #documental #fotojornalismo #streetphoto_brasil #streetphotography #streetphoto #streetbr #streetphotography #seuolharsuacidade


Igor Freitas Lima

Fotógrafo e músico. Integra o Coletivo Fala e o Barracão.

More Posts

Follow Me:
Facebook