Pajelança cultural mobiliza artistas de Caxias

A Rua General Solon Ribeiro, no bairro Engenho do Porto, Primeiro Distrito, teve uma movimentação diferente no último domingo (11/09), já que no local aconteceu a terceira edição da Pajelança Cultural de Duque de Caxias. O evento que homenageou João de Deus, um dos ícones da cultura popular do município, foi promovido pelo Movimento de Resistência Cultural Barboza Leite, em parceria com as secretarias de Cultura e de Comunicação e Eventos de Duque de Caxias,
O projeto contou com exposição de artes plásticas, oficina de pintura, folia de reis, festival de poesias e literatura de cordel, além de apresentações musicais e teatrais, ao longo de todo dia. Segundo Carmen Migueles, secretária de Cultura de Duque de Caxias, o objetivo da prefeitura é apoiar também eventos que valorizem a cultura local.
– Pretendemos viabilizar oportunidades para que o mercado de trabalho dos artistas de Caxias possa crescer – explicou Carmen.
Sérgio Meireles, guitarrista da banda Dr. Silvana, marcou presença no evento e deu exemplo aos jovens músicos que lá se apresentaram. “É um prazer tocar em eventos como esse que agrega diferentes expressões culturais em um só espaço. Este intercâmbio cultural entre artistas de diferentes origens é muito importante para o crescimento de cada um”, declarou Meireles.
De acordo com Rosa Leite, presidente do Movimento de Resistência Cultural Barboza Leite, a expectativa é que até o final do ano aconteça outra edição do Pajelança Cultural.
“Nossa intenção é difundir e incentivar ao máximo a produção cultural no município”, disse Rosa. As edições anteriores do Pajelança homenagearam o sambista Jorge Macarrão e o músico Jorge Gabiroba.
Fotos: Poliana Campos