Sabe a linha editorial da Lurdinha.Org? Sabe quando acontecem coisas que são quase um resumo de tudo o que é pensado e publicado aqui? Pois é: esse Almanaque é bem por aí. Altamente recomendado 🙂

Fique ligado e garanta o seu!

 

ALMA(NAQUE) DA BAIXADA

Alma(naque) da BaxadaEste livro-almanaque busca preencher a lacuna existente na exposição de conteúdos históricos e geográficos sobre a Baixada Fluminense e seus municípios a partir um viés didático e com uma linguagem acessível aos professores e alunos da região bem como ao grande público de maneira geral. Concebido numa releitura dos clássicos Almanaques, este se revela inovador, uma vez que ultrapassa a mera exposição de dados e inclui tencionamento pedagógicos sobre determinados elementos presentes na região.

Este material foi produzido com apoio da FAPERJ com o edital específico para produção de materiais didáticos e publicado pela APPH-CLIO (Associação de Professores e Pesquisadores em História da Baixada Fluminense), e tem como autores professores com experiência na docência no ensino básico da rede pública e ensino superior que pesquisam, trabalham e moram em municípios da Baixada Fluminense.

O Almanaque da Baixada apresenta as singularidades sociais, econômicas e políticas dos municípios de uma região tratada por vezes estereotipada. Há a “descoberta de um outro lado da Baixada” que não é apresentada pelos noticiários midiáticos. Uma Baixada de história cultural de importância nacional, das belezas naturais que abrange resquícios de Floresta de Mata Atlântica e reservas biológicas, uma dinâmica social e econômica pujante das indústrias e do comercio local, que sejam capazes de mostrar como o povo que ali vive constroem sua própria história e sua geografia. Sem ignorar um processo desigual de produção do espaço e as dinâmicas territoriais e representações contemporâneas bem como as marcas associadas ao contexto de integração no urbano-metropolitano fluminense.

 

SERVIÇO:
Dia: 31/10/13
Hora: 17h
Local: Instituto Histórico de Duque de Caxias (Câmara Municipal)
Rua Paulo Lins, 41 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto – Duque de Caxias – RJ

 


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

3 thoughts on “Imperdível: o Almanaque da Baixada chegou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.