forum rio casa fluminense caxias lurdinha

Fórum Rio vem aí :: Sábado, 24/11

As juventudes da Baixada querem viver!Essa é a mensagem do Fórum Rio Japeri, que acontece no próximo sábado (24/11) na Igreja Senhor do Bonfim (ao lado da estação de trem de Engenheiro Pedreira, em Japeri). O cenário de desmonte de políticas públicas está colocado e a violência aumenta a cada dia. Mais do que nunca devemos disputar políticas que garantam direitos e ampliem as oportunidades na Baixada Fluminense. Partiu Japeri?⚠️ Inscreva-se no Fórum Rio Japeri :: 24/11 e confira a programação:➡️ http://casafluminense.org.br/projetos/forum-rio/#FórumRioJaperi#RioMetropolitano

Posted by Casa Fluminense on Monday, November 19, 2018

 

Página do evento: https://www.facebook.com/events/467135277109510/

 

As juventudes da Baixada querem viver

O encerramento deste intenso processo eleitoral aponta para um novo ciclo político cheio de desafios. Para Casa Fluminense e sua rede de parceiros, o ano de 2018 foi dedicado ao fomento da participação social e engajamento cidadão nas eleições com o movimento Rio Por Inteiro. Agora é momento de direcionar nossos esforços, que produziram mobilização e proposição em torno das políticas públicas na Região Metropolitana do Rio, para o monitoramento das propostas da Agenda Rio 2030.

O ponto de partida para a etapa de monitoramento será o Fórum Rio Japeri no dia 24 de novembro, quando estaremos reunidos na Igreja Senhor do Bonfim, em Engenheiro Pedreira, com uma programação dedicada ao tema do direito à vida na Baixada Fluminense. Defesa fundamental para um território que conviveu com 19.331 mortes violentas intencionais entre os anos de 2008 e 2017, em sua maioria de jovens negros e pobres. Protagonista desta edição, a juventude da Baixada está presente na programação com toda a sua potencial cultural.

A escolha por Japeri, como município sede, evidencia um território que retrata profundas desigualdades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Japeri ostenta a posição de recordista nacional em tempo de deslocamento casa-trabalho. Seus moradores perdem em média 3h por dia ou 30 dias por ano dentro dos trens em busca de melhores oportunidades de emprego, estudos, lazer e serviços básicos. Uma realidade desafiadora que é foco da atuação fundamental de grupos como o Mobiliza Japeri e o Fórum Popular Permanente de Japeri, parceiros na realização deste Fórum.

Olhar para Baixada pela lente de Japeri é somar forças a um coletivo de vozes e sonhos que, por rejeitar coletivamente a invisibilidade, se une para ecoar a defesa do direito à vida e da redução das mortes violentas. Neste sentido, a Casa Fluminense, Fórum Grita Baixada e Centro Ecumêncio de Formação e Educação Comunitária – Profec lançam o primeiro Boletim da Agenda Rio 2030 com o lema “As juventudes da Baixada querem viver”, que trata da questão da evasão escolar, da baixa taxa de investigação de assassinatos, do direito à memória, das oportunidades para a juventude e do racismo estrutural.

Momento importante do Fórum Rio Japeri será o lançamento do Almanaque Agenda Rio: Políticas Públicas no Rio Metropolitano (2007-2017), livro que traz um panorama dos investimentos, ações, planos e programas de governo implementados nos últimos dez anos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro com boas práticas e iniciativas da sociedade civil de diversos lugares.

Te esperamos no dia 24 de novembro em Japeri!
#FórumRioJaperi

———————————–
Confira a programação completa:
———————————–

9h30 | Café da manhã, credenciamento e acolhida

10h30 | Fala de boas-vindas

10h40 | Apresentação da esquete teatral “Tipos de Liberdade” do Grupo Código 🎭

11h | Exibição do filme “Nossos Mortos têm voz” 🎬

11h30 | Lançamento do Boletim da Agenda Rio 2030: As juventudes da Baixada querem viver

🗣 Luciene Silva (Rede de Mães e Familiares Vítima de Violência da Baixada)
🗣 João Pedro Martins (Casa Fluminense)
🗣 Giselle Florentino (Fórum Grita Baixada)
🗣 Representante do Profec
🗣 Julio Araújo (Ministério Público Federal)

12h30 | Apresentação do Coral Apadrinhe Um Sorriso

13h | Almoço

14h30 | Rodas de conversa

1. Cultura, Direitos e Engajamento Político

2. Agricultura nos Planos: Plano Diretor e PNAE

3. Direito à Memória e Justiça Racial

4. Duas visões sobre Mobilidade Urbana: Gênero e Tarifa

5. Lançamento Almanaque Agenda Rio: Políticas Públicas no Rio Metropolitano (2007-2017)

16h30 | Encerramento

_____________________________________________________________________
📌 Ainda não sabe como chegar? O Fórum Rio disponibiliza vans gratuitas para os participantes.

🚌 Garanta sua vaga: http://bit.ly/Transporte_ForumRioJaperi


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.