Lixão de Gramacho ou Jardim Gramacho? Aterro Sanitário ou Aterro Controlado?
Lixão de Gramacho ou Lixão de Jardim Gramacho? Aterro Sanitário ou Aterro Controlado?
É impressionante a confusão da imprensa com um só lugar. O domingo, dia 3 de junho de 2012, marcou o fechamento do maior aterro controlado da América Latina, o de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias-RJ.
TVs, rádios, jornais e sites chamando de Lixão e Aterro Sanitário o que na verdade é um Aterro Controlado. E de Gramacho um bairro que se chama Jardim Gramacho (para quem não sabe, são bairros diferentes).
A título de comparação, seria como chamar Barra da Tijuca, de Tijuca; Vila da Penha, de Penha; Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso. Mas como se trata da Baixada Fluminense e de Duque de Caxias, a imprensa não faz o menor esforço para corrigir o erro de informação.
Segundo o serviço Google Maps, a distância mais rápida entre a Estação de Gramacho e o Aterro de Jardim Gramacho é de 7,2km.
Aterro Sanitário ou Aterro Controlado?
O outro erro é chamar o “Aterro Controlado de Jardim Gramacho” de Lixão ou Aterro Sanitário.
Lixão é um local em que o lixo é jogado sem nenhum cuidado, algo que acontecia em Jardim Gramacho.
Aterro Sanitário é um local criado para receber o lixo, com solo protegido para evitar contaminação, queima do gás metano e tratamento do chorume, só para citar alguns cuidados.
Já Aterro Controlado é um ex-Lixão que passou a receber medidas de preservação como a de um Aterro Sanitário. E é este exatamente o caso de Jardim Gramacho.
O que saiu na imprensa:
—————-
—————-
—————-
—————-
—————-
—————-
—————-
—————-
—————-
—————-
—————-
—————-
——————————
Muito boa a materia. Estou presisando do contato de alguem que possa trazer um esclarecimento ambiental sobre o fechamento do aterro para uma palestra na faculdade.
muitos recebero ate que numca trabalho mas aquele que ja trabalhou sol e chuva nao recebeu muitas lista dos nomes foi rasgado
Muito bom!
Hoje mesmo estou levando uma reportagem da IG para meus alunos com o mesmo equívoco. Por pouco as reportagens não falaram o nome do município, pois foi o prefeito do Rio que fechou o aterro, enquanto o de Caxias nem deu as caras.
E prevejo outra coisa. Zito disse que a Delta cobrava muito caro e voltou com a Locanty, cujas denúncias de corrupção estão estampadas em todas as mídias. Agora imaginem o que não vem pela frente, uma vez que o transporte do lixo para Seropédica custará muito mais caro para o município.