Nelson Pereira dos Santos na Cinelândia de Caxias

0

Nelson Pereira dos Santos marca presença na comemoração dos 40 anos de seu filme “Amuleto de Ogum”, no Festival Curta Caxias organizado pelo Cineclube Mate com Angu. Após a exibição do filme; Nelson, bastante emocionado, respondeu várias perguntas no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias. O bate papo discorria principalmente a respeito da realização do filme, que aconteceu em aqui mesmo na cidade tendo como locação principal a casa do lendário Tenório Cavalcanti.

A presença do cineasta no evento tem uma grande representatividade para o Cineclube Mate com Angu, por vários motivos. Nelson é considerado uma espécie de padrinho para o Mate pela maioria dos cineclubistas. Ele inventou o cinema moderno brasileiro como conhecemos hoje e o fato de ter usado Duque de Caxias como locação e inspiração para o argumento do filme, escrito originalmente por Francisco Santos, o aproxima ainda mais da cidade.

Em 1974, quando a maioria dos integrantes do Cineclube Mate com Angu ainda não havia nem nascido, Nelson Pereira dos Santos estreava “Amuleto de Ogum” na Cinelândia de Duque de Caxias. A Praça do Pacificador hoje abriga apenas o Teatro Municipal Raul Cortez, mas há poucas décadas possuía nada menos que seis cinemas de rua em um raio de poucos metros.

O Cine Paz, que passou Amuleto de Ogum em 1974, se transformou em loja de roupas. O Cine Brasil virou supermercado. Cine River e Cine Central, templos religiosos. Cine Caxias, loja de eletrodomésticos. O único que ainda insistiu mais um pouco foi o Cine Santa Rosa, que apesar das dificuldades ainda mantém as portas abertas até os dias de hoje.

Amuleto de Ogum conta a história de um não herói inspirado em Tenório Cavalcanti. Chico Santos trabalhava com Tenório e escreveu a história inspirada na rotina de Duque de Caxias, com todos os mitos e estereótipos relacionados ao personagem e a cidade, até hoje. Essa conexão com o povo caxiense transformou a projeção em um evento inesquecível.

NELSON


Cacau Amaral

Cineasta brasileiro. Direção em 5X Favela; 1 Ano e 1 Dia; Cineclube Mate com Angu; Sociedade Musical Lira de Ouro; Programa Espelho e Aglomerado. http://cacauamaral.com/

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.