Pesquisa de mestrado no inquérito da Polícia

0

Foi com grande surpresa que vi o nome da minha pesquisa de mestrado na lista de “grupos organizados” no inquérito da Operação Firewall, que investiga os protestos desde junho de 2013. Desenvolvido na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), sob orientação da professora doutora Alita Sá Rego, o Rebaixada pesquisa a atuação da mídia alternativa nos megaeventos do Rio de Janeiro (Copa do Mundo, JMJ, Olimpíadas…).

O mestrado é do programa “Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas” e tem sua sede no campus da UERJ na Baixada Fluminense. Como todos os projetos de minha orientadora, desenvolvi uma parte prática do trabalho: o portal Rebaixada. Sua construção se deu em oficinas realizadas com estudantes e moradores vizinhos da Universidade, processo todo documentado no site.

O portal Rebaixada é um laboratório que experimenta tecnologias usadas pelos midiativistas durantes as recentes manifestações: mapas, wikis, games, agregadores, streaming, tradução, entre outras. Foi desenvolvido em software livre com código aberto. Sua principal funcionalidade é o Web Scraping, ou seja armazenar todas as informações produzidas pelas mídias alternativas para avaliação. Isso porque o Facebook é um “walled garden“, um sistema fechado, o que acaba dificultando a pesquisa acadêmica. Tal experimento também é realizado por iniciativas como o BRnasRuas e o AGREGA.LA.

Algumas experiências do Rebaixada ganharam destaque internacional de instituições como a UNESCO.

Projeto Rebaixada na lista de grupos do inquérito Operação Firewall

Um pouco do que já saiu sobre o projeto Rebaixada em todo o mundo:

.

Site do projeto: www.rebaixada.com.br

——————————

Blog do Arthur William Santos


Arthur William

Jornalista e torcedor do Duque de Caxias FC (https://arthurwilliam.com.br). Blog: https://arthurwilliam.com.br/blog ORCID: https://orcid.org/0009-0000-6268-8734 Lattes: https://lattes.cnpq.br/5192588853235039 Escavador: https://arthurwilliam.escavador.com/ Linkedin: https://www.linkedin.com/in/arthurwilliam/ Academia.edu: https://uerj.academia.edu/ArthurWilliam Facebook: https://www.facebook.com/arthurwilliamsantos/ Twitter: https://twitter.com/arthurwilliamcs YouTube: https://www.youtube.com/@ArthurWilliamCardosoSantos Instagram: https://www.instagram.com/arthurwilliamcs/

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.