Parque Municipal da Taquara ainda é opção para o verão?

1

Para iniciar minha atuação nessa ilustríssima revista digital, reproduzo abaixo um texto que publiquei no dia 08/02/2014, bastante compartilhado nas redes sociais.

Para quem pode aproveitar o Parque Municipal da Taquara, aproveite enquanto é tempo. Ontem, dia 07/02, o Parque chegou a ser fechado, mas já reabriu ao público, não se sabe por quanto tempo.
A Cedae, empresa estatal campeã de reclamações, sobretudo nesse verão, captava água através da represa, também muito utilizada por banhistas. Mas no ano passado, quando a Coca-Cola adquiriu as terras pertencentes à Nova América, levou junto a represa que outrora abastecia a fábrica. Com a perda da represa, a Cedae planeja captar água dentro do Parque, proibindo o acesso a banhistas. As obras de instalação dos tubos já chegou a 5 metros do portão.
A Taquara e os bairros vizinhos (Imbariê, Santa Lúcia, Barro Branco, Parque Equitativa…) não possuem água encanada. A única opção para os moradores dessa região é o poço artesiano, cujos lençóis freáticos sofrem ameaça por causa das atividades da Coca-Cola. A Cedae, por sua vez, não abastece a região e ainda ameaça fechar a única área de lazer do 3º distrito, e uma das poucas opções para se refrescar do calor constante da cidade.
Munícipes, nos unamos contra esse absurdo!

Entrada do Parque Natural da Taquara, em Duque de Caxias

Observações:

  1. O título é uma provocação à reportagem publicada no Jornal O Dia, no dia 29/01, portanto 10 dias antes do fechamento temporário do Parque, que pode ser encontrada também no site da Prefeitura: http://duquedecaxias.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1054:parque-natural-da-taquara-e-a-opcao-para-o-verao&catid=35:noticias-da-meio-ambiente&Itemid=260
  2.  Segundo moradores locais a Cedae anunciou que, em acordo com a Prefeitura, fará a captação da água sem proibir o acesso aos banhistas.
  3. O assunto mais falado entre os vereadores diz respeito à municipalização da água. Em todas as sessões o tema ressurge. Recomendo que todo cidadão caxiense assista as sessões da Câmara, para conhecer os vereadores da cidade, o que pensam e quais os seus projetos, mas não esperem algo muito diferente de solicitação de asfalto ou reforma em praça. Link da TV Câmara.
  4. Fotos: https://goo.gl/photos/gucoj5icZCaLdabV9

1 thought on “Parque Municipal da Taquara ainda é opção para o verão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.