20 de março: um dia de Cultura de verdade!

1

Dia 20 de março em Caxias é comemorado o dia municipal da Cultura – sim, por incrível que pareça de tempos em tempos a Câmara Municipal consegue aprovar alguma coisa relacionada à Cultura…

Barboza LeiteBem, a data é referente ao aniversário de Francisco Barboza Leite, sujeito multiartes que habitou essas terras durante muito tempo, falecido em 1996. Pintor, escritor, jornalista, ensaísta, cenógrafo, ator, compositor, professor, editor, ilustrador, músico e agitador cultural, foi responsável entre tantos feitos pela criação de um Salão de Artes Plásticas em Duque de Caxias e pelo grupo ArCo (Arte e Comunicação) que, junto a figuras incríveis como Rogério Torres, chegaram a produzir filmes em Super-8 que infelizmente se perderam nos caminhos tortuosos da vida.

E o dia 20 de março também é aniversário de  dois grandes ícones da Arte e Cultura de Caxias: Paullo Ramos e Martha Rossi, ambos vivos, extremamente vivos e produzindo/vivendo como nunca. Salve!!

***

 

***

Paullo Ramos é pintor e agitador cultural de alto coturno. Talentoso e premiado, Paullo dirige a anos a Galeria Arte e Fato, polo irradiador de boas vibrações e que é responsável pela iniciação de vários talentos que têm ganhado o mundo. Aí na foto, tem o Paullo posando com meu livro, mó honra 🙂

Endereço do Atelier: Rua General Câmara, 56, na 25 de Agosto, perto da 59ºDP e da Unigranrio.

Na web: http://artefatogalery.webnode.com/

***

***

Professora Martha Rossi - Foto: Heraldo HB
Professora Martha Rossi – Foto: Heraldo HB

 

Martha Rossi é essa coisinha fofa aí da foto, que dá vontade de levar pra casa e ter a companhia dela o tempo todo… 🙂

Professora conhecida e conceituada, pintora, grande figura humana. Foi braço direito da professora Armanda Alvaro Alberto por 10 anos na Escola Regional de Meriti, a nossa querida Mate com Angu. Foto de 2009, tirada na casa dela.

 


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

1 thought on “20 de março: um dia de Cultura de verdade!

  1. eu já via as imagens do grupo Arco em super-8. Se não me engano, ví em VHS. Não sei aonde. Mas tenho quase certeza que o instituto histórico tem este material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.